Título: POLÍCIA DE GOIÁS FAZ APREENSÃO NA SCHINCARIOL
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 29/06/2005, Economia, p. 29

Documentos, disquetes e computadores são retirados da fábrica em Alexânia e de um galpão em Goiânia

Policiais da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária de Goiás apreenderam ontem documentos fiscais, computadores e disquetes da fábrica da Schincariol no município de Alexânia e de um galpão da cervejaria em Goiânia. Segundo o delegado Rogério Santana, o inquérito apura se houve sonegação de ICMS pela Schincariol no estado.

A operação começou na manhã de ontem e envolveu 18 agentes da Polícia Civil, três delegados e 15 auditores da Secretaria de Fazenda de Goiás.

De acordo com Santana, um inquérito contra a Schincariol foi instaurado em 14 de junho, a partir de um pedido do Ministério Público Federal, que foi enviado ao Ministério Público Estadual. O delegado disse que foi apreendido o equivalente a meio caminhão baú em documentos e computadores:

¿ A denúncia recebida dá conta de que a sonegação simulava a venda de produtos para o estado do Espírito Santo, que na verdade não saíam de Goiás. Os documentos vão passar por auditoria fiscal e tributária.

A Schincariol informou que seus documentos fiscais estão sempre à disposição do fisco e que nunca deixou de cumprir suas obrigações fiscais. Em nota, ressaltou que ¿sempre defendeu a instalação de medidores de vazão, que permitem verificar em tempo real o volume de produção, mecanismo idealizado para coibir a sonegação¿. Segundo a empresa, os medidores foram instalados em janeiro e faltava a homologação da Receita Federal.

No último dia 16, a Operação Cevada prendeu 68 pessoas ligadas à Schincariol, inclusive os donos, por suspeita de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, corrupção de servidores públicos e formação de quadrilha. A maioria já foi solta.