Título: TIROTEIO ACORDA MORADORES DO CENTRO DE NITERÓI
Autor: Ana Cláudia Costa e Gustavo Goulart
Fonte: O Globo, 28/06/2005, Rio, p. 15

Policiais militares enfrentam os traficantes de drogas no Morro do Estado e matam um deles

Moradores do Morro do Estado, no Centro de Niterói, foram acordados ontem de manhã por um intenso tiroteio entre policiais do 12º BPM (Niterói) e traficantes. Durante o confronto, um homem identificado apenas pelo apelido de Pará morreu. Segundo o comandante do batalhão, tenente-coronel Marcus Jardim, ele era o ¿gerente¿ das ¿bocas-de-fumo¿ da favela. Pará seria também o encarregado de ficar numa espécie de posto de observação, para alertar o restante da quadrilha sobre a aproximação de policiais.

Durante a operação foram apreendidos um revólver calibre 38, um telefone celular e um radiotransmissor. Jeferson da Silva Alves, de 20 anos, foi preso com cheques e aparelhos de CD roubados. A ocorrência foi registrada na 76ª DP (Centro). Por causa do confronto, o comércio no Morro do Estado abriu as portas mais tarde. Nas escolas municipais Antônio Vieira e Ayrton Senna, ambas na Rua Doutor Araújo Pimenta, um dos acessos à favela, as aulas foram suspensas. Cerca de 300 crianças ficaram em casa.

¿ O clima está muito tenso. É melhor ficar sem aulas do que colocar alunos, professores e funcionários em risco ¿ disse, sem se identificar, uma professora da Antônio Vieira.

O tiroteio começou pouco antes das 8h. A PM foi até o Morro do Estado depois de receber denúncias a respeito de esconderijos de traficantes. O confronto começou assim que os policiais entraram na favela. Pará foi atingido por três tiros quando estava numa espécie de posto de sentinela montado num dos pontos mais altos do morro: uma torre feita com pedaços de madeira e sem parede.

¿ Daquele ponto, ele tinha uma visão privilegiada de todos os acessos do morro ¿ disse um PM.