Título: VARIG GANHA MAIS PRAZO NA JUSTIÇA AMERICANA PARA MANTER AERONAVES
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 28/06/2005, Economia, p. 23

Projeto para criação da Anac pode incluir compensação de dívidas no setor

RIO e MONTEVIDÉU. A Varig obteve ontem, na Justiça americana, mais uma vitória sobre as empresas de leasing de aviões. O juiz Robert Drain, do 2º Distrito de Nova York, decidiu prorrogar o fim do prazo da liminar que impede a retomada de 11 aviões da companhia pela International Lease Finance Corporation (ILFC), que vencia ontem, para o próximo dia 12 de setembro. A decisão foi considerada importante pelos advogados da Varig, porque agora, segundo eles, a companhia poderá tocar o processo de recuperação judicial sem que suas atividades operacionais sejam afetadas.

O advogado da Varig Sérgio Bermudes, que participou da audiência por telefone, disse que o juiz entendeu que o prazo inicial não permitiria que a empresa tomasse as medidas necessárias para sua recuperação. Com a decisão de ontem, diz, a Varig passa a ter no exterior as condições excepcionais obtidas no Brasil pelo processo de recuperação judicial ¿ equivalente à antiga concordata.

A possibilidade de o governo fazer um encontro de contas com as companhias aéreas poderá ser incluída no projeto de lei para a criação da Agência nacional de Aviação Civil (Anac), que tramita no Senado, disse o relator, senador Delcídio do Amaral. Com isso, as dívidas das empresas do setor com o governo ¿ no caso da Varig, R$2,5 bilhões, segundo o senador ¿ seriam compensadas por créditos relativos ao congelamento de tarifas na época do Plano Cruzado.

Ontem, a Varig não renovou seu acordo com o governo uruguaio e deixou a gestão da Pluna, após dez anos. A Varig continua dona de 49% das ações da companhia aérea do Uruguai. Do capital da Pluna, 48% pertencem ao governo uruguaio. Segundo o ministro de Transporte do Uruguai, Victor Rossi, há conversações com interessados em adquirir parte das ações da Varig na Pluna.

(*) Com agências internacionais

www.oglobo.com.br/boaviagemonline