Título: PFL quer integrar investigações de bingos e Correios
Autor: Gilse Guedes
Fonte: O Globo, 30/06/2005, Nacional, p. A12
No dia da instalação da CPI dos Bingos, o PFL prometeu integrar as investigações sobre as relações suspeitas entre autoridades e casas de bingo com os trabalhos da CPI dos Correios. Ontem, à revelia da vontade do governo, a CPI dos Bingos começou a funcionar com a eleição do senador Efraim Morais (PFL-PB) para presidência da comissão e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) para a vice-presidência. O relator não foi escolhido ontem porque não houve acordo com a base governista sobre a instalação da comissão. O senador José Jorge (PFL-PE) acusou o governo de tentar "boicotar" a primeira reunião da CPI sugerida pela oposição depois da divulgação de um vídeo no qual aparece Waldomiro Diniz, ex-assessor do ex-ministro da Casa Civil e deputado José Dirceu (PT-SP), pedindo propina ao empresário de jogos Carlos Cachoeira.
Segundo José Jorge, o Palácio do Planalto não tem interesse na apuração, porque teme que as investigações levem à comprovação de tráfico de influência envolvendo outros representantes do governo com esquemas com casas de jogos.
O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), reagiu à acusação do PFL lembrando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva editou uma medida provisória que impedia o funcionamento das casas de bingos no País. Segundo ele, a MP foi derrubada no Senado por causa do lobby da oposição contrário à proibição.
"Nosso interesse é que tudo seja investigado. O que nós questionamos é o momento para a instalação da CPI porque nós precisamos nos preocupar com o funcionamento normal desta casa. Apenas com a CPI dos Correios estamos há duas semanas sem ter reuniões das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE)", argumentou Mercadante. Na prática, a CPI dos Bingos só vai começar a trabalhar em agosto. Em julho, só deve haver discussões técnicas.
Os oposicionistas identificam um elo entre as investigações da CPI dos Correios com as denúncias envolvendo representantes de casas de jogos, foco da CPI dos Bingos, porque uma das pessoas listadas para depor na CPI dos Correios, o ex-agente da Abin Jairo Martins, teria alugado equipamentos de vídeo para flagrar Waldomiro pedindo propina a Cachoeira.
O ex-agente também emprestou equipamento para gravar imagem do ex-chefe dos Correios Maurício Marinho pedindo propina, o que levou à instalação da CPI dos Correios. Martins ainda alugou equipamentos para que representantes de Cachoeira gravassem conversa com o ex-deputado André Luiz, cassado por cobrar propina para que o empresário não fosse depor em CPI da Assembléia do Rio.