Título: SECRETÁRIO DA PREFEITURA NUNCA VIU AS TERRAS
Autor: Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 30/06/2005, O País, p. 5

'Eu conheço só uma Fazenda Barra aqui, que é de um pessoal de São Paulo', afirma ele

Responsável pelos registros de transmissão de bens no município baiano de São Desidério, o secretário de Administração Geral da prefeitura, Herbert de Souza Barbosa, disse desconhecer as fazendas registradas em nome de empresas de publicidade ligadas a Marcos Valério. Por telefone, Herbert afirmou que conhece apenas a Fazenda Barra, que, segundo ele, pertence ao um grupo paulista.

- O município é muito grande, mas a gente tem conhecimento (dos donos das propriedades da região). Eu conheço só uma Fazenda Barra aqui, que é de um pessoal de São Paulo - disse o secretário Herbert.

O secretário disse ainda que, no município, não houve qualquer transferência de propriedade no nome de Valério nos últimos anos. Ele não soube dizer se há registros de pagamento de impostos em nome das agências SMP&B e da DNA.

- Em nome dele (Marcos Valério) eu olhei e não tem nada. Não foi recolhido qualquer imposto de transmissão em nome dele - afirmou o secretário.

A DNA e a SMP&B afirmaram ontem, porém, ser proprietárias das dez fazendas que registraram no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).