Título: CIRO MUDA DE NOVO E ESCOLHE O PSB
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 30/06/2005, O País, p. 12

RECIFE. O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, cansou do PPS e dos desentendimentos com o presidente nacional da sigla, Roberto Freire, e vai mesmo para o PSB. Ele confirmou ontem a mudança depois de visitar o presidente nacional do PSB, Miguel Arraes, internado com infecção pulmonar. Ciro disse que vai esperar Arraes ficar bom para assinar a ficha de filiação ao partido. O anúncio foi feito ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, também do PSB e neto de Arraes.

Os dois chegaram juntos ao Hospital Esperança, onde Arraes está internado desde o mês passado em estado grave, mas com sinais de recuperação. A expectativa ontem era que ele pode até deixar a unidade de tratamento intensivo nos próximos dias.

Ciro disse que chegou a pensar em se transferir para o PT, mas negou que não tenha ido para o partido devido às acusações recentes contra seus principais líderes. Depois de estudar os programas dos dois partidos, o ministro disse ter chegado à conclusão que tem mais afinidades com o PSB. Também vão se filiar ao PSB três deputados: Júlio Delgado (MG) e B.Sá (PI), os dois do PPS, e Ariosto Holanda, do PSDB do Ceará.

Ciro afirmou que a democracia não é um "um regime de anjos" e, sozinha, não garante que as pessoas sejam honestas e competentes.

- O que não pode perdurar é a impunidade. O povo brasileiro não agüenta mais e, com razão, essa notícia desagradável de roubalheira, de pilantragem, de safadeza ser premiada com a impunidade. De tempos em tempos, a sociedade brasileira toma conhecimento do lado imundo, dark, da força maligna que há na nossa sociedade - afirmou.

PSB é o sexto partido de Ciro

O PSB é o sexto partido na carreira do ministro Ciro Gomes. Militante da Arena Jovem quando era estudante, Ciro filiou-se depois, em 1982, ao PDS, no qual ficou dois anos, até transferir-se para o PMDB. Em 1990, foi para o PSDB, partido pelo qual foi eleito governador do Ceará. Em setembro de 1997, Ciro filiou-se ao PPS, do qual saiu ontem.