Título: IRÃ: FOTO PODE AGRAVAR CRISE COM EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2005, O Mundo, p. 31

Imagem mostraria presidente eleito Ahmedinajad com refém americano em 79

LONDRES. O jornal britânico "The Times" publicou ontem uma foto que poderia indicar que o presidente eleito do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, participou da ocupação da Embaixada dos Estados Unidos em Teerã, em 1979. A tomada de 52 reféns, que durou 444 dias e se desdobrou na pior crise entre os dois países, foi feita por estudantes radicais islâmicos e Ahmadinejad é acusado de pertencer a um dos grupos responsáveis.

A foto, divulgada pela agência de notícias iraniana Iran Focus - que tem sede em Londres e faz oposição a Ahmadinejad - teria sido tirada no primeiro dia da ocupação. Nela, o homem identificado pela Iran Focus como Ahmadinejad é visto conduzindo um refém vendado pelo braço.

A possível participação de Ahmadinejad na tomada da embaixada veio à tona durante as eleições presidenciais, no dia 17. Ele já era conhecido por ter sido membro de um dos grupos universitários que tiveram papel importante no planejamento da tomada da embaixada. Mas sua real participação na crise dos reféns é considerada nebulosa.

Anteontem, em uma reportagem no site da BBC, o apresentador John Simpson, que estava em Teerã em 1979, inflamou ainda mais a polêmica quando declarou ter reconhecido Ahmadinejad como um participante da operação.

"Quando li seu perfil no 'Teheran Times' e vi a foto, me perguntei se já o teria visto em algum lugar: na embaixada americana em Teerã. Ahmadinejad foi o fundador do grupo de jovens ativistas, era quem inspecionava a embaixada e controlava diplomatas e funcionários durante a ocupação", disse.

Mo Jazayeri, diretor-executivo da agência Iran Focus, afirma que a imagem é sem dúvida do presidente eleito.

- Temos certeza de que as imagens são referentes ao dia 4 de novembro de 1979, primeiro dia da tomada dos reféns em Teerã. A seqüência parece mostrar Ahmadinejad e outros seqüestradores pegando reféns e levando-os para frente do público.

De acordo com o correspondente para o "Times" no Oriente Médio, Michael Theodoulou, as fotos são autênticas e podem prejudicar as relações entre o novo governo e os Estados Unidos, que devem receber a notícia com mau humor.

Legenda da foto: À ESQUERDA, Mahmoud Ahmadinejad após ser eleito presidente. Acima, o jovem estudante que segura um refém na embaixada americana