Título: ALENCAR QUER DEIXAR A DEFESA
Autor:
Fonte: O Globo, 01/07/2005, O País, p. 13

Vice-presidente insiste, mas admite que Lula acha graça de pedido

BRASÍLIA. Após cerimônia no Palácio do Planalto de posse do novo procurador-geral da República, o vice-presidente José Alencar voltou a manifestar o desejo de deixar o Ministério da Defesa. Sempre que pode Alencar diz que assumiu o cargo em missão temporária. Conta que já disse diversas vezes ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter pensado que ficaria apenas alguns dias acumulando os dois cargos. Ele assumiu a Defesa em novembro.

¿ Mas sempre que falo isso com o presidente, ele acha graça ¿ disse Alencar.

Lula poderá mesmo tirar Alencar da Defesa na reforma ministerial que está sendo concluída. O nome do ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, voltou a circular como possível titular da pasta. Mas é um assunto delicado, pois o presidente precisa ter dos militares a aprovação de um ministro do PCdoB.

Indagado se seria candidato nas eleições de 2006 ¿ o provável critério a ser adotado por Lula, o de excluir da equipe os ministros candidatos ¿ Alencar respondeu em inglês bem mineiro:

¿ I am not (eu não sou).

Alencar disse acreditar que as denúncias de corrupção envolvendo órgãos do governo não comprometem a governabilidade do governo. Ele é do PL, um dos partidos citados como beneficiário do suposto esquema de pagamento de mensalão a deputados. Alencar ressaltou que todas as denúncias, inclusive a de corrupção em Furnas, devem ser apuradas até se encontrar a verdade.