Título: FURNAS TAMBÉM VAI APURAR DENÚNCIAS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/07/2005, O País, p. 8

Em nota, estatal diz que abriu sindicância para investigar supostos desvios

RIO, SÃO PAULO e BELO HORIZONTE. Em nota, Furnas informou que determinou a abertura de uma sindicância interna para apurar as denúncias do deputado Roberto Jefferson de que o PT desviava dinheiro da estatal. Segundo o documento, os diretores Dimas Fabiano Toledo (Planejamento e Tecnologia), Rodrigo Botelho Campos (Gestão) e José Roberto Cesaroni Cury (Finanças) pediram licença de seus cargos até que as investigações sejam concluídas.

Mais cedo, o Ministério das Minas e Energia divulgara, também em nota, que os diretores estavam sendo afastados por determinação do ministro interino, Maurício Tolmasquim. Furnas reitera, na nota, que ¿está à disposição dos órgãos institucionais competentes, para que sejam verificadas, analisadas e auditadas todas as suas operações e procedimentos¿.

Empresa é fiscalizada por auditorias externas

A empresa informa ainda que têm todos os seus procedimentos fiscalizados por auditorias internas, externas, por um Conselho Fiscal e pelo controle permanente de órgãos como o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria Geral da União (CGU).

O presidente do PT, José Genoino, afirmou que Jefferson fez ¿um exercício de provocação¿ ao acusar o partido de receber dinheiro de um suposto caixa dois de Furnas e considerou a acusação sem fundamento.

Genoino não conversou com jornalistas ontem e fez as declarações pela manhã, ao site ¿Portal do PT¿. No fim da tarde, a direção do partido divulgou uma nota de repúdio às acusações. O tesoureiro do PT, Delúbio Soares; o secretário-geral, Sílvio Pereira; e o secretário de Comunicação, Marcelo Sereno, não quiseram se manifestar.

¿O PT desconhece esse fato. Nunca tivemos relações com Furnas. Não conheço esse diretor, Dimas Toledo. O PT nunca participou de conversas com a direção do PTB sobre Furnas¿, disse Genoino ao portal do partido.

A nota do PT seguiu no mesmo tom. ¿O PT nunca participou de conversas com a direção do PTB sobre a empresa Furnas Centrais Elétricas e nunca recebeu dinheiro da estatal. A acusação, novamente sem fundamento e sem provas, faz parte de mais um exercício de provocação do deputado Roberto Jefferson ao PT. O deputado tenta passar de acusado a acusador.¿

O diretório estadual do PT de Minas Gerais também divulgou nota oficial refutando as denúncias. Segundo o PT mineiro, as contas do partido estão sempre à disposição na Justiça Eleitoral. O PT mineiro confirmou que o diretor de Administração de Furnas afastado ontem, Rodrigo Campos, é filiado ao partido, mas nunca participou de qualquer ação ou levantamento de recursos para a legenda.