Título: LULA PEDE CARGOS A MINISTROS CANDIDATOS
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/07/2005, O País, p. 8

Presidente quer receber respostas hoje para anunciar novo Ministério na segunda

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ontem os cargos aos ministros que vão disputar as eleições do ano que vem. Lula comunicou a decisão sobre o critério da reforma ministerial numa conversa com ministros que foram ao seu gabinete após o anúncio do pacote anticorrupção. A expectativa é receber respostas hoje para que possa anunciar o novo Ministério na segunda-feira.

O PMDB, que terá mais dois ministérios, está procurando nomes dispostos a não disputar as eleições para que possam constar da lista que o partido entregará ao presidente Lula.

Os ministros petistas Patrus Ananias (Desenvolvimento Social), Tarso Genro (Educação), Jaques Wagner (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), Antonio Palocci (Fazenda), Paulo Bernardo (Planejamento), além de Aldo Rebelo (Coordenação Política, do PCdoB), e Ciro Gomes (Integração Nacional) já informaram ao presidente que não vão disputar as eleições de 2006. Eduardo Campos (Ciência e Tecnologia-PSB), Olívio Dutra (Cidades), e Alfredo Nascimento (Transportes) estão em dúvida e o presidente aguarda a decisão deles. Devem deixar o governo os ministros Humberto Costa (Saúde), Romero Jucá (Previdência), Ricardo Berzoini (Trabalho), Eunício Oliveira (Comunicações) e Marina Silva (Meio Ambiente).

Suassuna diz que há seis pré-candidatos em análise

Os líderes do PMDB no Senado, Ney Suassuna (PB), e na Câmara, José Borba (PR), passaram o dia negociando nomes. Suassuna disse que há seis pré-candidatos sendo analisados. Os nomes mais fortes são o senador Hélio Costa (PMDB-MG) e o presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau. Na Câmara há uma lista que inclui Paulo Lima (SP), Marcelo Barbieri (SP) e Saraiva Felipe (MG), além do secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Paulo Lustosa.

Na reunião, Lula confirmou o uso do critério de afastar ministros candidatos em 2006, mas admitiu exceções.

A tendência é que Lula peça a Olívio para deixar o cargo, porque o Ministério das Cidades é o mais cobiçado pelo PMDB. Segundo um integrante do Planalto, o apelo do PMDB para manter Jucá não deu certo. A situação piorou porque a Comissão de Ética Pública considerou insatisfatórias suas declarações de bens e renda. A situação do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, ainda está incerta, apesar de ele também estar sendo investigado com a autorização do Supremo.