Título: Petebistas: Jefferson pediu dinheiro a Dimas
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 01/07/2005, O País, p. 8

Deputado teria dito a diretor de Furnas que só apoiaria sua permanência no cargo em troca de fundos para o partido

BRASÍLIA. Integrantes do PTB deram ontem outra versão para o encontro com o diretor de Engenharia de Furnas, Dimas Toledo, relatado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) à ¿Folha de S.Paulo¿. Segundo os petebistas, diferentemente da versão de Jefferson de que Dimas teria descrito um esquema de desvio de dinheiro na estatal, foi o deputado fluminense quem pediu ajuda financeira. Segundo relato do deputado Osmânio Pereira (PTB-MG) ao GLOBO, Jefferson pôs como condição para apoiar a permanência de Dimas na diretoria que ele contribuísse com as campanhas do partido.

¿ Na conversa, em abril, foi Jefferson quem pediu ao Dimas recursos para campanhas eleitorais. Dimas não concordou. Agora, Jefferson inverteu a história ¿ afirmou Osmânio, ao retrucar acusação de ser um dos deputados que receberia dinheiro desviado de Furnas.

Além de Osmânio, Jefferson citou como integrantes do grupo os deputados Salvador Zimbaldi (PTB-SP) e Luiz Piauhylino (PDT-PE). Os três divulgaram nota negando as acusações. Eles devem entrar com contra Jefferson por injúria e calúnia.

Osmânio também contesta a versão de Jefferson de que teria sido procurado por Dimas:

¿ Foi Jefferson quem chamou Dimas a Brasília. Ele queria fazer uma sondagem. Dimas não foi procurá-lo para ficar no cargo. Foi justamente o contrário.

Dimas teria visitado Jefferson

Pela denúncia de Jefferson, a estatal dividia R$3 milhões por mês entre o PT nacional, o PT de Minas e parlamentares da base. Na versão do presidente licenciado do PTB, o fato teria sido revelado por Dimas quando ele visitou seu apartamento em Brasília. Na versão dos petebistas, porém, o diretor de Furnas é que resistiu à tentativa de Jefferson de conseguir recursos financeiros para o partido.

Depois de contactar a direção do PDT, Piauhylino entregou carta ao comando do partido pedindo afastamento temporário. Na carta, ele alega que precisava fazer sua defesa de forma ¿firme e segura das acusações levianas e irresponsáveis¿.

¿ Jefferson está acusando todo mundo na Câmara para deixar os deputados em suspeição. Com isso, a estratégia é tirar a investigação sobre ele e levar o caso para o Supremo Tribunal Federal. Essa é uma manobra diabólica ¿ disse Piauhylino.

Zimbaldi também contestou em nota as denúncias de Jefferson. Ele reconhece que é amigo do diretor financeiro de Furnas, José Roberto Cury, mas nega que tenha mudado de legenda em troca de sua indicação.