Título: SAIA JUSTA EM PRÊMIO DE COLUNISTAS
Autor: Bernardo de la Peña e Francisco Leali
Fonte: O Globo, 01/07/2005, O País, p. 9

SMP&B, de Marcos Valério, e Correios foram os vencedores

BRASÍLIA. Os organizadores do 21º Prêmio Colunistas Brasília 2005 estão na maior saia justa desde que o escândalo dos Correios e do mensalão domina o noticiário político do país. A SMP&B, do publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, foi escolhida a agência do ano e receberá o grande prêmio Colunistas, no próximo dia 8, em evento no Hotel Blue Tree. Para completar, o grande prêmio para anunciante do ano foi para os Correios, estatal que enfrenta uma CPI no Congresso por suspeita de corrupção nos seus contratos.

O Prêmio Colunistas é oferecido a profissionais da área de propaganda, agências e veículos de comunicação que se destacam. No meio publicitário, é visto com reservas por alguns profissionais, que põem em dúvida os critérios de escolha. Ainda assim, o evento conta com a presença de autoridades e pessoas de destaque da área.

Este ano, o constrangimento no meio publicitário é enorme com a premiação da agência de Marcos Valério e dos Correios. A SMP&B já recebera o prêmio máximo da propaganda no ano passado e este ano iria brilhar novamente, não fosse o escândalo que envolve um dos seus sócios.

¿ A SMP&B é uma agência muito criativa ¿ diz Fernando Vasconcelos, organizador do evento.

A DNA Propaganda perdeu a exclusividade no atendimento do Banco Popular, subsidiária do Banco do Brasil voltada para a população de baixa renda. As três agências que atendem ao BB vão apresentar propostas para as campanhas publicitárias do Banco Popular de 2005. No ano passado, o banco gastou oficialmente com publicidade, em apenas cinco meses, R$24 milhões, embora fontes do banco garantam que esse gasto chegou a R$32 milhões. As campanhas de lançamento do BPB começaram em agosto.

A DNA foi escolhida para atender ao Banco Popular por decisão do ex-presidente Ivan Guimarães, que é amigo do tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e do publicitário Marcos Valério. Com a saída de Guimarães do banco, em abril deste ano, houve uma decisão da diretoria do BB e do novo presidente do Banco Popular, Geraldo Magela, de abrir espaço para as outras agências que atendem ao BB: a Ogilvy e a D + Brasil.