Título: BC AMERICANO ELEVA JUROS PARA 3,25% E VÊ MELHORA NO MERCADO DE TRABALHO
Autor:
Fonte: O Globo, 01/07/2005, Economia, p. 24

Bolsas caem. Fed afirma que economia cresce apesar da alta do petróleo

NOVA YORK. O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) elevou ontem, pela nona vez consecutiva, a taxa básica de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual, para 3,25%. A decisão foi unânime e, segundo o comunicado, os juros continuarão subindo em ritmo moderado. O Fed disse que, apesar da alta nos custos de energia - este mês o barril do petróleo chegou a ultrapassar os US$60 - a economia continua em expansão e o mercado de trabalho está melhorando.

Apesar de o mercado já esperar o aumento, o Dow Jones caiu 0,96% e o Nasdaq, 0,58%. Segundo analistas, isso se deve ao fato de o Fed não ter dado uma pista sobre o fim da alta dos juros. O aperto do crédito começou em junho de 2004, para conter a inflação.

Analistas esperam que taxa vá a 3,5% em agosto

Como o Fed disse que as altas devem continuar em ritmo moderado, os analistas esperam que os juros subam mais 0,25 ponto na próxima reunião, em 9 de agosto.

- O Fed mostra que está a todo vapor para elevar os juros - disse Richard Yamarone, economista da consultoria Argus Research Corp.

Dados divulgados ontem reforçam a posição do Fed. Os pedidos de seguro-desemprego recuaram semana passada de 316 mil para 310 mil, o menor patamar em dois meses. A renda pessoal cresceu 0,2%, contra estimativa de 0,3%, e o gasto do consumidor ficou estável, frente à previsão de 0,1%.