Título: ATIVIDADE DA INDÚSTRIA ESFRIA NO RIO E EM SP
Autor: Cássia Almeida
Fonte: O Globo, 01/07/2005, Economia, p. 25

RIO e SÃO PAULO. As indústrias fluminense e paulista apresentam novos sinais de desaceleração. No Rio, as vendas reais caíram 3,53% de abril para maio, com ajuste sazonal, segundo a pesquisa Indicadores Industriais da Firjan.

Em São Paulo, o Indicador de Nível de Atividade Industrial (Ina) ficou praticamente estagnado, 0,1%, entre abril e maio com ajuste sazonal (desconsiderando o efeito de calendário, a alta foi de 2,9% sobre abril), segundo a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). Paulo Francini, diretor da Fiesp, diz que a tendência nos próximos meses é de queda suave do Ina. Motivo: as exportações estão desacelerando. Na indústria fluminense, no entanto, o emprego subiu 1,6% sobre abril.

- O tom é de desaceleração, mas os empregos na indústria continuam a subir, provavelmente porque o consumo é mantido via aumento da massa salarial e da oferta de crédito - afirma a economista Luciana de Sá, chefe da Assessoria de Pesquisas Econômicas da Firjan.