Título: CPI dividida em blocos
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 03/07/2005, O País, p. 13

A SEGUIR, OS PERSONAGENS DA CPI DOS CORREIOS: A TROPA DE CHOQUE DO GOVERNO: Está preocupada em defender o governo e evitar que a investigação de irregularidades nos Correios se transforme na apuração do suposto esquema de pagamentos a deputados da base. É composto pelos deputados petistas Carlos Abicalil (MT), Henrique Fontana (RS) e Jorge Bittar (RJ), e pela senadora Ideli Salvatti (SC).

O BATALHÃO DE OPERAÇÕES ESPECIAIS DA OPOSIÇÃO: Interessados nos detalhes da investigação, são os parlamentares que chegam mais cedo para falar, sentam-se na frente e não dão trégua ao governo. Os dois principais representantes do grupo são os deputados Eduardo Paes (PSDB-RJ) e Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA).

OS LEGALISTAS: Neste grupo, que entende tudo de leis, estão os deputados que têm ligação profissional com o Judiciário ou mais antiga com o Legislativo. Pelo governo, os petistas José Eduardo Cardozo (SP) e Maurício Rands (PE). Pela oposição, os tucanos Gustavo Fruet (PR) e Carlos Sampaio (SP) e a deputada Denise Frossard (PPS-RJ). Dentro deste grupo, há uma subdivisão dos especialistas em regimento, como a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) e o deputado Onyx Lorenzoni (PFL-RS).

OS AUSENTES: Representantes do PL na comissão, os deputados Sandro Mabel (GO) e Inaldo Leitão (PB) não têm participado muito dos trabalhos. Mabel foi acusado de ser um dos operadores do mensalão pago a parlamentares de sua bancada.

O IRÔNICO: Boa praça, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) participa de todas as reuniões da comissão, mas não perde uma piada ou oportunidade de debochar de uma versão inverossímil apresentada por algum investigado pela CPI.