Título: Eleição no PT assusta cúpula do Campo Majoritário
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 03/07/2005, O País, p. 15

Adversários sonham em tirar Dirceu do comando do partido

SÃO PAULO. Em meio à maior crise da história do PT, o Campo Majoritário, o agrupamento de correntes que comanda o partido há uma década, dá demonstrações de temer o Processo de Eleição Direta (PED) marcado para setembro. Na terça-feira, o secretário nacional de Organização, Gleber Naime, do Campo Majoritário, sugeriu a redução do número de debates, alegando falta de dinheiro. Os adversários de José Genoino na disputa interna pela presidência do PT interpretam a proposta como um sinal de medo e pela primeira vez vislumbram a possibilidade de apear o grupo de José Dirceu da direção partidária. O Campo Majoritário já rachou em pelo menos quatro estados.

¿ A proposta é de quem não quer o debate e usa dificuldades financeiras para reduzir o diálogo interno. Genoino é uma figura conhecida, mas e os outros candidatos? Podemos levar essa eleição para o segundo turno ¿ disse o segundo vice-presidente do PT, Romênio Pereira, um dos líderes da corrente Movimento PT, que apóia a candidatura da deputada Maria do Rosário (RS), de oposição a Genoino.

Alguns integrantes do Campo Majoritário sugeriram o adiamento da eleição na última reunião do diretório nacional. Além disso, ameaçaram impugnar a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio por motivos formais.

¿ Não participei da reunião, mas que o partido está sem dinheiro é uma verdade. Temos uma dívida de R$20 milhões. Vamos dar um jeito de fazer o maior número de debates possível ¿ disse Genoino.

Rivais dizem que posição de Genoino é delicada

Na avaliação dos adversários de Genoino, o Campo Majoritário ficou em uma posição delicada após as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) que atingem em cheio o próprio presidente do partido e dois dos principais dirigentes: o secretário-geral, Sílvio Pereira, e o tesoureiro, Delúbio Soares.

¿ Todos os acusados de corrupção estão na chapa do Campo Majoritário. Algum efeito vai ter. É a maior crise da história do partido e há uma perplexidade muito grande entre os militantes. O petismo anda desconfiado da direção do PT e isso pode ter algum efeito na eleição ¿ disse o deputado Chico Alencar (PT-RJ), do grupo que trabalha pela eleição de Plínio.

Alencar propõe que Genoino se licencie da direção partidária até o PED e que, enquanto isso, uma comissão executiva provisória comande o partido.

¿ Ele deveria se licenciar para concorrer em pé de igualdade com os outros candidatos. A desincompatibilização é uma regra de toda eleição. Isso ajudaria a atenuar a crise pois o PT sairia do foco. O partido é mais importante que o governo e saiu chamuscado¿ disse Alencar.

Genoino se recusou a comentar a proposta. Para ele, quem tentar se aproveitar da crise na disputa interna vai se queimar:

¿ Se essa ou aquela chapa tentar surfar nessa onda vai se dar mal. Temos que fazer uma disputa interna sem sangrar o PT. Não vamos pôr o sangue do partido em um copo e dar para os adversários brindarem ¿ afirmou Genoino.

Pomar diz que muitos filiados crêem em denúncias

O candidato da Articulação de Esquerda, Valter Pomar, terceiro vice-presidente do PT, enxerga sinais de medo do Campo Majoritário:

¿ Muitos filiados e eleitores do PT estão acreditando em algumas denúncias. Tem pesquisa (do Datafolha) mostrando isso e existe um impacto ¿ avaliou Pomar.