Título: PT, em dificuldade, parte para ataques a Fogaça
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 22/10/2004, O país, p. 8

Na tentativa de reverter, a dez dias da eleição, o favoritismo do candidato do PPS a prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, e garantir a eleição de Raul Pont, o PT gaúcho partiu para uma campanha ofensiva. A estratégia é pregar que, caso seja eleito, Fogaça acabará com programas sociais bem-sucedidos desenvolvidos pelo PT em 16 anos de gestão. A campanha de Pont, nas ruas e no horário eleitoral, apresenta Fogaça como uma ameaça real à manutenção, por exemplo, do orçamento participativo. Tenta ainda desqualificar o trabalho do adversário no Senado.

Mas a artilharia do PT tem funcionado pouco contra um candidato que vendeu a imagem de que representa a mudança, mas que garante manter "o que está bom e só mudar o que é preciso¿. Petistas admitem as dificuldades.

-¿ Dá para virar, mas vamos ter de trabalhar muito. Estamos enfrentando um antipetismo sofisticado, que não tem cara de direita ¿ afirma o deputado Adão Villaverde (PT).

Os dois candidatos já se reuniram com os 96 conselheiros do orçamento participativo. No encontro com Fogaça, os conselheiros ¿ a maioria eleitora de Pont ¿ manifestaram o temor de que a proposta seja abandonada, como fez Germano Rigotto no governo do estado. Fogaça garantiu que, se eleito, manterá o programa e, na TV, contra-atacou prometendo ¿concluir obras decididas e atrasadas¿.

¿ O orçamento participativo será mantido no modelo em que existe hoje. Ele é uma conquista da cidade e não uma concessão da prefeitura ¿ disse Fogaça.