Título: CRITICA QUE ISSO AÍ É ROCK¿N¿ROLL
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O País, p. 11

Bandas atacam políticos e levam público ao delírio durante festival em Belém

BELÉM. As denúncias de corrupção no governo e no PT transformaram o palco do Fest Rock, em Belém, em três noites de protesto político e indignação contra Lula, o PT e os políticos em geral. Bandas como Biquíni Cavadão, Paralamas do Sucesso, Skank, O Rappa, Cidade Negra e Capital Inicial intercalaram discursos de desencanto e decepção contra a administração de Lula com suas músicas de sucesso.

Composto na maioria por adolescentes, o público do Fest Rock (em média 20 mil pessoas por noite) aprovou as críticas dos roqueiros. O festival acabou enfatizando a desilusão de uma geração de bandas historicamente simpatizante do PT. As manifestações começaram com o Skank. Antes de iniciar ¿Indignação¿, o vocalista Samuel Rosa desabafou:

¿ Não há mais partidos políticos. Todos só estão atrás do dinheiro. É decepcionante o que está acontecendo na política brasileira. O negócio é saber quem vai meter primeiro a mão na grana.

A noite mais política do festival foi a última, no domingo. Enrolado na bandeira brasileira, Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, lembrou os ¿safados¿ que governam o Brasil e que o povo foi mais uma vez esquecido. Logo depois cantou ¿Zé Ninguém¿, cujo refrão diz ¿Eu sou do povo, eu sou um Zé ninguém/ Aqui embaixo as leis são diferentes¿. Gouveia deixou que o público cantasse sozinho o refrão.

A manifestação mais contundente foi a do vocalista Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial. Antes de tocar ¿Que país é este?¿, do Legião Urbana, Dinho disse que era eleitor do PT há 20 anos e que só sentia vergonha, decepção e indignação com o que ocorreu no governo petista.

¿ A minha geração se f...Talvez a de vocês consiga alguma coisa que mude este país. A minha não conseguiu e toda a nossa esperança foi destruída. Dessa vez a gente acreditou que alguma coisa ia realmente mudar, mas novamente se enganou. Talvez um dia ainda tenhamos governantes que transformem este país.

No sábado, Toni Garrido, vocalista do Cidade Negra, xingou os políticos:

¿ Sei que deve ter uns políticos aqui porque é festa e eles sempre gostam de aproveitar a festa. Então esse recado é para vocês. Criem vergonha na cara e façam algo de verdade pelo povo ¿ atacou ele. ¿ Esperamos que desta vez essa caixa-preta de Brasília seja finalmente aberta. O povo brasileiro não agüenta mais.

Na seqüência, os Paralamas do Sucesso também tocaram ¿Que país é este?¿. O vocalista Herbert Vianna, que fez campanha para Lula, disse que a música ¿infelizmente ainda representa o pior do Brasil¿ e que houve a ¿mutilação da esperança¿. Já na primeira música da apresentação, ¿Selvagem¿, Herbert arrancou aplausos demorados do público ao cantar ¿O governo apresenta suas armas/ Discurso reticente, novidade inconsistente¿.

Os integrantes do Rappa disseram que é necessário prestar atenção na hora do voto para que a lama não continue a se propagar e para que possa haver mudanças de verdade.