Título: PETISTAS COGITAM DEMISSÃO DA EXECUTIVA
Autor: Flávio Freire/Ilimar Franco/Tereza Cruvinel/Gerson
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O País, p. 3

Livres de Sílvio Pereira, integrantes do comando do partido tentam convencer Delúbio a sair

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Integrantes do Campo Majoritário discutiram ontem a renúncia coletiva dos integrantes da executiva nacional. Da corrente fazem parte o presidente Lula; o presidente do partido, José Genoino; o ex-ministro José Dirceu; o ex-secretário-geral Sílvio Pereira; e o tesoureiro Delúbio Soares.

¿ Temos de decidir por unanimidade: saem dois, um ou todos? ¿ disse Paulo Ferreira, secretário de Relações Internacionais.

Antes de Sílvio Pereira se afastar, membros da Executiva tentavam convencer Delúbio a fazer o mesmo:

¿ A permanência deles prejudica o PT. Vamos acreditar no Genoino nele até que as coisas se esclareçam. A Executiva não tinha conhecimento do empréstimo nem das relações do Delúbio com o Marcos Valério. Eu disse a ele hoje (ontem) que não dá mais¿ disse o secretário nacional de Mobilização, Francisco Campos.

Joaquim Soriano, secretário de Formação Política, avalia que não é possível a permanência de Delúbio.

¿ O caso do Genoino é muito diferente. É um assunto para o Diretório Nacional avaliar ¿ disse Soriano.

O sentimento de que é preciso renovar a Executiva predominou em reunião com parte da bancada do PT. Não houve posição fechada.

¿ Todos que estão sob suspeita deveriam seguir o exemplo de Silvinho. Seria um gesto de grandeza ¿ afirmou o deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), da Articulação, do Campo Majoritário.

O líder da bancada, Paulo Rocha (PA), defendeu uma solução negociada. Sem esconder a decepção e a preocupação, Carlito Merss (SP) disse que agora partir de agora, ¿só rezando¿. Ele se sente traído por Delúbio, mas defende Genoino.

O ministro da Educação, Tarso Genro, defendeu o afastamento da Executiva do PT, à exceção de Genoino, e a nomeação de uma Executiva Provisória. Para ele, Lula não foi atingido:

¿ (As denúncias) não atingiram o presidente Lula, que está preservado de qualquer acusação. Até agora nada apareceu contra ele, nem aparecerá, mas ao governo já atingiu porque atinge a todos nós, ministros do PT.

O ministro do Trabalho, Ricardo Berzoini (PT), disse que Genoino, deve se afastar do cargo, assim como Delúbio e Sílvio Pereira:

¿ Com todo o respeito à sua história e a seu compromisso político, é bom do ponto de vista político para o Genoino para que ele possa esclarecer essas questões.

Perguntado se denúncias que envolvem o PT chegam ao governo, Berzoini foi enfático:

¿ De certa maneira, sim. O governo é composto e liderado por petistas. Vejo a necessidade de o partido ter a consciência de sua responsabilidade e os dirigentes deveriam se afastar. Se tivessem se afastado antes, teríamos uma agenda menos comprometedora do ponto de vista político.