Título: `Pessoas sérias não podem conviver com delinqüentes¿, diz Dalmo Dallari
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O País, p. 4

Maria Victoria Benevides defende afastamento de Genoino da presidência

SÃO PAULO. A solução para a crise que atinge o PT passa pelo afastamento imediato de seus dirigentes, inclusive do presidente José Genoino, por uma depuração ética e pelo fim da profissionalização de seus líderes. Essas são as opiniões de intelectuais indicados para compor uma comissão de alto nível proposta pelas tendências de esquerda do partido. A cientista política Maria Victoria Benevides, presidente da Comissão de Ética Pública do governo Lula, defende a saída de Genoino.

¿ Eu não tenho algum motivo para julgar Genoino, mas não há por que ele permanecer no cargo. Ele deve sair. A saída para o PT é exigir que tudo seja apurado. Que os que estão sendo acusados sejam afastados. Isso inclui Genoino, Delúbio Soares (tesoureiro) e Sílvio Pereira (secretário-geral).

Ela gostou da proposta de fazer parte da comissão de alto nível no PT que poderá ser criada a partir de propostas de integrantes da executiva nacional, mas informou que até ontem o partido não havia feito contato com ela.

¿ O mais importante é devolver à militância do PT o patrimônio ético do partido. Devolver o que se perdeu neste tempo de governo ¿ afirmou.

Comissão incluiria Paul Singer e Hélio Bicudo

A chamada comissão de alto nível incluiria também nomes como Marilena Chauí, Hélio Bicudo, Paul Singer e Dalmo Dallari, que não é do PT, mas é respeitado por seus militantes.

¿ Eu acredito que o PT seja integrado por uma maioria de pessoas sérias, a começar pelo próprio Lula. O partido tem de fazer uma depuração. Tem de tomar essa iniciativa. Pessoas sérias não podem conviver com delinqüentes ¿ afirmou o jurista Dalmo Dallari, que, se for mesmo convidado, pode aceitar fazer parte da comissão de alto nível .

¿ Até agora, o que vi é pura panfletagem. A corrupção existe desde o começo do Brasil, mas as denúncias de hoje estão no âmbito da intriga política. Juridicamente falando, o único acusado que teria base para ser denunciado até o momento é o deputado Roberto Jefferson, que confessou publicamente seus crimes.

O economista Paul Singer, petista histórico, não está tão animado em participar da comissão. Singer, que coordena o programa de economia solidária do governo federal, acredita que a alternativa para o PT é o fim da profissionalização de seus dirigentes e parlamentares.

¿ É preciso que o PT reveja uma série de transformações que contribuíram para esta crise, como a profissionalização do partido.