Título: Dirceu teria recebido diretoria do BMG no Planalto
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O País, p. 5

Encontro ocorreu no começo de 2003, quando o PT negociava com o banco empréstimo de R$2,4 milhões

BRASÍLIA. Fontes do Palácio do Planalto confirmaram ontem que integrantes do Banco BMG estiveram no gabinete de José Dirceu quando ele ainda era o chefe da Casa Civil. O encontro teria sido no início de 2003, quando o PT estava negociando com o BMG o empréstimo de R$2,4 milhões. Segundo reportagem da revista ¿Veja¿, foi uma exigência da direção do banco um encontro com o ministro José Dirceu para a instituição fechar a operação financeira com o PT.

O empréstimo foi concedido no dia 17 de fevereiro de 2003 e teve como avalista o publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, acusado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) de ser o operador do suposto mensalão pago pelo PT a aliados no Congresso. Perguntado ontem pelo GLOBO sobre o encontro com integrantes do BMG, o deputado Dirceu se recusou a comentar o assunto.

¿ Não vou falar sobre isso. Se achasse importante, teria soltado uma nota ou convocado uma entrevista. Não estou falando com a imprensa ¿ respondeu Dirceu.

Governo teme que encontro tenha de fato ocorrido

Integrantes do partido e do governo manifestavam preocupação ontem com a possibilidade de esse encontro entre Dirceu e diretores do BMG ter de fato ocorrido. Isso poderá ser mais um ponto vulnerável na defesa do PT. O maior temor é que a oposição faça um elo entre a operação de crédito e o Palácio do Planalto.

No núcleo do governo, o fato considerado mais grave não foi a revelação de que Marcos Valério é avalista do PT, mas sim o encontro entre Dirceu e o BMG no mesmo período. A reunião com Dirceu teria sido pedida pelo tesoureiro do PT, Delúbio Soares, que deve ser levado a deixar o cargo hoje.

A oposição criticou.

¿ Isso prova que toda essa grande estrutura que foi montada no governo Lula tinha a coordenação do deputado José Dirceu. Se tudo for confirmado, vamos chegar ao óbvio: Dirceu comandava todo o esquema do Palácio do Planalto ¿ disse o líder do PFL, deputado Rodrigo Maia (RJ).

Dirceu não quis comentar acusações de Jefferson

José Dirceu também negou-se a comentar as declarações do ex-presidente do PTB Roberto Jefferson, que disse ter arquivo de ¿fatos irreversíveis¿ contra ele. As declarações foram feitas no domingo em entrevista ao programa ¿Canal Livre¿, da TV Bandeirantes.

Jefferson chamou Dirceu de corrupto e acrescentou que tem contra ele munição de ¿revólver de grosso calibre¿. O petebista disse que Dirceu pessoalmente nunca carregou malas, mas era quem mandava dividir o dinheiro do suposto mensalão pago a parlamentares da base para votar a favor do governo.