Título: DRAUZIO RECUSA MINISTÉRIO DA SAÚDE
Autor: Jorge Bastos Moreno
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O País, p. 9

Médico alega que teria de fechar o consultório

BRASÍLIA. O médico Drauzio Varella foi formalmente convidado para ser ministro da Saúde do governo Lula no lugar de Humberto Costa (PT). Mas recusou o convite, alegando que isso implicaria o afastamento de suas atividades médicas, já que seu consultório registra grande número de pacientes que estão em tratamento prolongado.

-¿ Sinto-me extremamente honrado com o convite, mas eu teria que fechar o consultório e isso é impossível ¿ teria dito Drauzio Varella, segundo fontes do governo.

O convite, em nome do presidente Lula, foi feito pelo ministro Jaques Wagner e pelo líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante.

Os emissários do presidente lembraram que Adib Jatene não precisou abandonar a medicina para ser ministro da Saúde do governo Fernando Henrique. Mas Drauzio respondeu que Jatene é cirurgião e não precisa acompanhar os pacientes, diferentemente dele, que é clínico. Drauzio, autor do livro ¿Estação Carandiru¿, que inspirou o filme ¿Carandiru¿, de Hector Babenco, trata de pacientes com câncer e com Aids. Ele apresenta quadros sobre medicina no programa ¿Fantástico¿, da Rede Globo, entre eles o ¿Questão de peso¿.