Título: ATAQUE DOS EUA MATA 17 CIVIS NO AFEGANISTÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O Mundo, p. 24 e 25

Militares alegam que terroristas expõem parentes ao perigo

CABUL. Um bombardeio americano a um povoado no leste do Afeganistão deixou pelo menos 17 civis mortos na sexta-feira, revelaram autoridades locais. O ataque foi feito durante uma operação militar de apoio a um comando das forças especiais americanas em missão de reconhecimento que pedira socorro. Entre as vítimas havia mulheres e crianças.

O Exército americano disse que a operação foi contra um acampamento de terroristas e lamentou as mortes dos civis, afirmando fazer todo o possível para evitá-las. Os militares americanos justificaram-se alegando que ¿os inimigos levam suas famílias aos lugares onde realizam operações terroristas¿.

Na mesma área do massacre, na semana passada foi derrubado um helicóptero militar americano com 17 pessoas a bordo, todas mortas no ataque. Atingida por um foguete que o grupo extremista Talibã diz ter disparado, a aeronave ia levar reforços aos comandos especiais em dificuldade. Um deles foi resgatado no fim de semana e ontem surgiram rumores ¿ não confirmados pelo Pentágono ¿ de que um segundo comando também já estava a salvo. A rede de TV britânica BBC, por sua vez, afirmou que fontes revelaram que os corpos de dois dos quatro do grupo foram encontrados.

Quatro jornalistas afegãos que cobriam as operações militares para a imprensa estrangeira foram presos nos últimos dias pelo serviço de inteligência do país, denunciou a Associação Independente de Jornalistas do Afeganistão.

Iraque vai lançar nova operação contra insurgentes

No Iraque, em meio a uma renovada onda de violência com vários grandes ataques suicidas em Bagdá nas duas últimas semanas, o governo anunciou uma nova ofensiva contra a insurgência a partir de hoje.

¿ Vamos reforçar nossas operações ¿ disse o premier Ibrahim al-Jaafari.

Por sua vez, o governo egípcio pediu a libertação de seu embaixador no Iraque, seqüestrado na noite de sábado quando ia comprar jornal. Ontem, as forças de segurança prenderam cerca de cem suspeitos do seqüestro nos arredores do aeroporto de Bagdá.