Título: CULINÁRIA COMO ARMA DIPLOMÁTICA
Autor:
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O Mundo, p. 24 e 25

Chirac critica britânicos: `Não se pode confiar num povo que cozinha tão mal¿

PARIS. As discordâncias entre Reino Unido e França alcançaram uma nova dimensão quando Jacques Chirac ampliou a batalha sobre quem sediará as Olimpíadas de 2012 e o futuro da União Européia para a qualidade da cozinha dos dois países.

O presidente francês criticou, brincando, a cozinha tradicional britânica.

¿ A única coisa que os britânicos já fizeram pela agricultura européia foi o mal da vaca louca ¿ disse, acrescentando. ¿ Não se pode confiar num povo que cozinha tão mal. Tirando a Finlândia, (o Reino Unido) é o país onde se come pior.

Chirac acrescentou que as diferenças da França com a Otan começaram depois que o ex-secretário-geral da organização, Lorde Robertson, ofereceu a ele uma comida típica escocesa, provavelmente o haggis (uma prato de miúdos de carneiro cozidos no estômago do animal).

Seus comentários bem-humorados foram feitos durante uma conversa com o chanceler federal da Alemanha, Gerhard Schroeder, e o presidente russo, Vladimir Putin, em Kaliningrado, no domingo. Porém, as palavras, que provocaram gargalhadas dos ouvintes, ressurgiram no jornal francês ¿Libération¿ depois de terem sido ouvidas por jornalistas.

Amanhã, Chirac participará de um jantar com a rainha Elizabeth II, como parte das solenidades de abertura da reunião do G-8 (o grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia), na Escócia.

As piadas ¿particulares¿ parecem ter sido ditas para uma platéia maior. Jornalistas franceses disseram que ele sabia que havia microfones espalhados pelo local.

O governo britânico não se divertiu:

¿ Há coisas sobre as quais é melhor não comentar ¿ disse uma porta-voz.

Em Kaliningrado, Putin fez uma objeção à afirmação de que a cozinha britânica fosse a pior entre as piores.

¿ E os hambúrgueres?

¿ Não, não. Hambúrgueres não são nada em comparação ¿ discordou Chirac.