Título: VULCÃO SUBMERSO EM ERUPÇÃO
Autor: Leornardo Valente
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O Mundo, p. 23

Coluna de vapor surge próxima de uma ilha japonesa

TÓQUIO. Uma enorme coluna de vapor, causada pela erupção de um vulcão submerso no Oceano Pacífico, surpreendeu pesquisadores e a Guarda Costeira do Japão. O fenômeno aconteceu a cinco quilômetros da costa da ilha Minami Iwojima, numa área militar 1.400 quilômetros ao sul de Tóquio. A coluna de fumaça alcançou um quilômetro de altura, segundo algumas testemunhas.

¿O fenômeno apareceu às 17h45m (5h45m no horário de Brasília). Imediatamente entramos em contato com as embarcações próximas, emitindo um aviso de alerta. Também avisamos aos serviços de meteorologia e oceanografia sobre que estava acontecendo¿ disse um comunicado da Guarda Costeira.

Apesar do temor inicial, os cientistas japoneses logo afirmaram que a erupção submersa não apresentava riscos de uma tsunami na região. Há 13 anos, aquela região não registrava atividade vulcânica.

Há dúvida, no entanto, sobre as conseqüências do fenômeno. Alguns cientistas acham que a forte erupção pode fazer com que uma ilha se forme na região. Mas outros pesquisadores estimam que, assim como nas erupções de 1986 e 1992, não haverá qualquer tipo de alteração na superfície quando a atividade terminar.