Título: ESPETÁCULO NO ESPAÇO
Autor: Leornardo Valente
Fonte: O Globo, 05/07/2005, O Mundo, p. 23

Sucesso em colisão com cometa abre porta para conhecer origem do Sistema Solar

Show de imagens no espaço e comemoração em terra. Numa experiência histórica para o estudo do Sistema Solar, o módulo de colisão da nave Impacto Profundo chocou-se com precisão na madrugada de ontem com o cometa Tempel 1, após 172 dias de viagem. Foi um tiro certeiro num alvo que estava a 880 mil quilômetros quando o módulo (uma esfera de cobre do tamanho de uma máquina de lavar roupa) foi liberado pela nave-mãe, um dia antes. A precisão é das mais impressionantes já alcançadas na exploração espacial. As primeiras imagens do impacto mostraram o que a Nasa (agência espacial americana) prometera: um espetáculo de pirotecnia para o 4 de Julho, Dia da Independência dos EUA.

O módulo, que também é chamado de Impactor, chocou-se com o Tempel 1 às 2h53m (horário de Brasília).

¿ As imagens são incríveis. Acertamos exatamente no lugar em que tínhamos planejado ¿ disse um porta-voz do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa, em meio a aplausos dos cientistas, momentos depois do impacto.

Módulo teve rota corrigida três vezes

Segundo a pesquisadora Daniela Lazzaro, do Observatório Nacional, no Rio, os resultados obtidos pela colisão poderão ser ainda melhores do que o esperado.

¿ Pelas informações que recebemos, a liberação de gases do interior do cometa com o impacto foi maior do que o prevista, e isso é bom para as análises ¿ disse Daniela.

Segundo ela, a quantidade inesperada de gases poderá comprometer a qualidade das imagens da cratera feita pela colisão. Daniela é organizadora de um congresso mundial de astronomia, que acontecerá entre 7 e 12 de agosto, em Búzios, onde serão divulgados os primeiros resultados das análises do impacto feitas pela Nasa.

Nos 90 minutos que antecederam o choque, os técnicos da agência tiveram que fazer três correções de rota no módulo de impacto, o que provocou temores de que algo errado pudesse acontecer. A sonda-projétil continuou transmitindo fotografias até segundos antes da colisão. Os resultados das análises feitas a partir da colisão devem ajudar na compreensão sobre a formação do Sistema Solar. Cometas são considerados fósseis cósmicos, pois contêm material originário da infância do Sol e dos planetas.

O sucesso da missão da Impacto Profundo fez a Nasa divulgar ontem que o lançamento do ônibus espacial Discovery acontecerá em 13 de julho.

Com agências internacionais