Título: DIRIGENTE DIZ QUE NÃO VAI RENUNCIAR EM MANTÉM A CONFIANÇA EM DELÚBIO
Autor: Germano Oliveira
Fonte: O Globo, 04/07/2005, O País, p. 3

`Não há pressão do Lula. Ele respeita a dinâmica interna do PT¿

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, José Genoino, admitiu ontem uma reformulação da executiva nacional do partido, presidida por ele, que será fortalecida com novos integrantes para superar a crise política que envolve o partido e para conduzir o processo de eleições diretas que elegerá os novos dirigentes do partido em setembro. Genoino garantiu que não deixará a presidência do partido e reafirmou que continua confiando no tesoureiro Delúbio Soares.

¿ Não tem renúncia minha e não tem demissão. Isso não está em discussão. Quanto à saída de Delúbio e Silvinho (Silvio Pereira, secretário-geral), dependerá das conversas que estamos tendo. Não queremos precipitar nada ¿ disse ele ao GLOBO ontem.

Genoino disse que, embora tenha assinado o contrato de empréstimo de R$2,4 milhões junto ao Banco de Minas Gerais (BMG), desconhecendo que o publicitário Marcos Valério, da SMP&B, era um dos avalistas, ele continua confiando no tesoureiro.

¿ Não me sinto traído por ele. No PT não tem isso de traição. Temos uma grande confiança entre os dirigentes. Assinei o contrato com o BMG em confiança ao Delúbio. Confiei nele e continuo confiando. O Delúbio merece todo o meu respeito ¿ disse.

Dirigente admite que ¿a vida está muito dura¿

A comissão executiva do partido, composta por 21 membros, deverá convocar uma reunião extraordinária do diretório nacional, com 81 membros. O diretório é que deverá fazer as mudanças e discutir as saídas para a crise, possivelmente no próximo fim de semana, em São Paulo.

Admitindo que ¿a vida está muito dura¿ para os dirigentes petistas, Genoino afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não tem pressionado para que toda a direção do PT se afaste até que as denúncias sejam esclarecidas:

¿ Não há pressão do Lula. Ele respeita a dinâmica interna do PT. Conversei com o presidente no sábado, no Foro São Paulo, e em momento algum ele pediu para que dirigentes deixem os cargos.

Genoino disse que a reformulação na executiva objetiva ¿fortalecer a direção partidária¿, com a inclusão de novos quadros. Ele garantiu não ter ainda nomes, mas informou que petistas que deixem o governo na reforma ministerial podem ser incluídos na nova executiva. Descartou, porém, a volta do ex-ministro José Dirceu à executiva:

¿ O nome de José Dirceu não está em pauta. Pode ser alguém que está no Ministério e que vai sair agora, mas ainda não estamos falando em nomes. Essa executiva será destacada para enfrentar o atual momento e para conduzir o processo de eleições diretas marcado para setembro.

O presidente do PT não acha necessária a criação de uma comissão interna de alto nível para avaliar os atos da direção, acusada de irregularidades, sobretudo pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ):

¿ Já temos a CPI, o Conselho de Ética da Câmara, todo mundo está investigando. Além disso, internamente nós temos o conselho fiscal que sempre analisa todas as nossas contas. Mas caberá ao diretório nacional decidir por todo o processo, se muda ou se não muda alguma coisa.

www.oglobo.com.br/pais