Título: EMBAIXADOR EGÍPCIO É SEQÜESTRADO NO IRAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 04/07/2005, O Mundo, p. 18

Diplomata teria sido chamado de espião americano. Bagdá admite uso de tortura por forças de segurança

BAGDÁ. O embaixador do Egito no Iraque, Ihab el-Sherif, foi seqüestrado no fim de semana em Bagdá, informou ontem a chancelaria egípcia. Ihab el-Sherif foi cercado por dois BMW com homens armados na noite de sábado, quando ia comprar jornal perto de sua casa. O seqüestro seria uma represália ao envio do primeiro embaixador árabe ao país após a posse do novo governo iraquiano, que é apoiado pelos Estados Unidos.

Segundo testemunhas, os seqüestradores acusaram Sherif de ser um espião dos americanos. A polícia informou que seu carro foi encontrado sem dano algum, mas o embaixador não foi mais visto.

¿ Acredita-se que os motivos tenham sido políticos ¿ confirmou um diplomata egípcio.

Militar americano é resgatado no Afeganistão

Sherif, que chegou ao país em junho, seria em breve promovido a embaixador de primeira classe, segundo fontes ¿ o que tornaria o Egito o primeiro país árabe a enviar um embaixador de alto escalão ao país. Muitos árabes vêem com restrições o governo iraquiano.

¿ O Egito espera que os responsáveis pelo desaparecimento o tratem como um patriota e um defensor da causa árabe ¿ disse, no Cairo, Hani Khallaf, encarregado de Assuntos Árabes da chancelaria egípcia.

No ano passado, rebeldes seqüestraram por pouco tempo o diplomata egípcio Mohamed Mamdouh Qutb, em retaliação à oferta do Egito para treinar as forças iraquianas. A oferta foi retirada.

Mais de 200 estrangeiros e milhares de iraquianos foram seqüestrados nos últimos dois anos. Alguns foram mortos, outros soltos após o pagamento de resgate e há ainda os que foram usados pelos rebeldes para reivindicações políticas.

A notícia foi divulgada em mais um fim de semana de violência, em que cerca de 30 pessoas morreram em 24 horas.

O governo iraquiano reconheceu ontem que integrantes das forças de segurança usam de tortura e outros tipos de abuso contra insurgentes.

¿ Essas coisas acontecem, sabemos disso ¿ disse Laith Kubba, porta-voz do primeiro-ministro Ibrahim Jaafari, culpando a brutalização da sociedade no regime de Saddam Hussein. ¿ Elas não ocorrem porque o governo aprove ou adote.

A declaração foi feita após uma reportagem do jornal britânico ¿Observer¿ denunciar esquadrões da morte ligados às forças de segurança do Ministério do Interior. O ministério, por usa vez, negou.

Ontem, o procurador-geral dos EUA, Alberto Gonzales, fez uma visita-surpresa a Bagdá, onde se encontrou com Jaafari e advogados que trabalham no processo contra Saddam Hussein.

No Afeganistão, foi resgatado um integrante de uma equipe de reconhecimento americana desaparecida desde terça-feira, revelou a CNN. Segundo uma fonte, o militar conseguiu se desvencilhar do inimigo. Não foram dadas mais informações. Um helicóptero militar caiu na terça-feira quando levava reforços para a equipe. As 16 pessoas a bordo morreram.