Título: PAPA PEDE AJUDA REAL PARA ÁFRICA
Autor:
Fonte: O Globo, 04/07/2005, O Mundo, p. 18

Blair diz que acabar com pobreza interessa aos países que combatem terror

CIDADE DO VATICANO. O Papa Bento XVI expressou ontem sua esperança de que os líderes do G-8 dêem passos concretos para ajudar a erradicar a pobreza na África e compartilhar os custos de reduzir a dívida externa do continente. Falando a turistas e peregrinos na Praça de São Pedro, o Pontífice assinalou que ¿o continente freqüentemente descuidado¿ está na agenda da reunião anual dos líderes do grupo dos sete países mais industrializados e a Rússia, que começa depois de amanhã em Gleneagles, na Escócia.

¿ Desejo com todo o meu coração o êxito dessa importante reunião, com a esperança de que ela levará ao compartilhamento dos custos da redução da dívida e porá em movimento medidas concretas para erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento da África ¿ disse o Papa.

Em Londres, o premier britânico, Tony Blair, anfitrião do G-8, disse à revista ¿Time¿ que acabar com a pobreza no mundo está entre os interesses de segurança dos países que combatem o terrorismo internacional. ¿Fizemos bem em tomar duras medidas contra o terrorismo para proteger nossa própria segurança. Mas também é importante que atuemos diante dos problemas de longo prazo que podem impulsionar temas de segurança e terrorismo¿, alertou o premier.

Blair foi acusado por ativistas presentes a uma cúpula alternativa em Edimburgo, na Escócia, de dar apenas migalhas à África em vez de tentar mudar o sistema que empobreceu o continente.

O PROTESTO É POP na capa do Segundo Caderno