Título: Fidel tropeça, cai e quebra o joelho e o braço
Autor:
Fonte: O Globo, 22/10/2004, O mundo, p. 36

O presidente de Cuba, Fidel Castro, tropeçou, caiu e fraturou um joelho e um braço na noite de anteontem, no término de uma cerimônia de formatura na cidade de Santa Clara. Fidel, de 78 anos, acabara de discursar para uma multidão de aproximadamente 30 mil pessoas quando o acidente ocorreu, junto ao mausoléu do líder guerrilheiro Che Guevara.

O presidente não percebeu um degrau quando voltava a seu lugar após discursar e caiu de frente. Socorrido por guarda-costas, ele foi sentado numa cadeira e pediu um microfone para assegurar aos presentes que estava bem.

¿ Peço-lhes desculpa por ter caído ¿ disse Fidel, que sofreu fraturas no joelho esquerdo e no braço direito.

Um boletim médico assegurou que o líder cubano estava bem de saúde e que continuaria realizando suas funções governamentais.

¿ Ele é um homem de grande força e vitalidade. Estou certo de que se recuperará rapidamente e retornará à luta ¿ disse o presidente da Assembléia Nacional, Ricardo Alarcón.

Acidente renova especulações sobre Cuba

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, amigo e aliado de Fidel, disse ter-lhe telefonado ontem. Segundo Chávez, o líder cubano brincou com sua própria queda, dizendo que ¿daria um ótimo pára-quedista¿.

Os EUA não fizeram coro com Chávez. Numa entrevista, o porta-voz do Departamento de Estado, Richard Boucher, disse ter ouvido que Fidel tinha ¿quebrado uma perna, um braço, um pé e outras coisas mais¿. Perguntado se Washington desejava-lhe rápido restabelecimento, Boucher foi taxativo.

¿ Não!

O acidente renovou as especulações sobre por quanto tempo ainda Fidel pode permanecer à frente do Estado cubano, numa época de crescentes pressões sobre a ilha caribenha por parte dos EUA.

¿ Isto certamente dá uma idéia à elite governante cubana do que acontecerá quando ele (Fidel) não for mais a cola que mantém as coisas juntas ¿ disse Julia Sweig, especialista em Cuba do Conselho de Relações Internacionais em Washington. ¿ Ele é o construtor do consenso. Isto não diminuiu com a idade ou o tempo. Ninguém acha que este papel pode ser desempenhado por uma só pessoa.

Depois de um desmaio em 2001, Fidel confirmou que considera seu irmão Raul, chefe das Forças Armadas cubanas, o candidato ideal à sua sucessão. Os problemas de saúde do líder cubano não são segredos de Estado, ainda que o governo de Havana procure não fazer alarde deles. No desmaio de 23 de junho de 2001, que desatou uma série de especulações, Fidel caiu quando pronunciava um discurso num bairro da capital durante um comício transmitido ao vivo pela TV.

Governo culpou calor excessivo pelo desmaio

O desmaio durou apenas alguns minutos e foi atribuído ao calor excessivo naquele dia, mas ainda assim causou comoção na ilha. Na ocasião, Fidel falou à multidão quando se recuperou e oito horas mais tarde apareceu na TV para dar sua versão do que ocorrera.