Título: ADIADO GASODUTO PARA O NORDESTE
Autor: Ramona Ordoñez
Fonte: O Globo, 05/07/2005, Economia, p. 21

Petrobras revê projeto devido a custo maior e oferta menor do produto

A Petrobras decidiu adiar a construção do Gasene, gasoduto destinado a interligar a região produtora de gás natural do Sudeste ao Nordeste. O projeto, que deveria começar ainda este ano para ser concluído em 2007, está sendo reavaliado devido a uma menor oferta de gás, em relação à prevista inicialmente, e ao aumento de seus custos, que quase duplicaram.

A Sinopec, estatal chinesa sócia e financiadora do projeto, dobrou custos de US$1,1 bilhão para US$2,3 bilhões

O novo cronograma do Gasene vai fazer parte do resultado da revisão do Plano Estratégico da Petrobras que está sendo feita.

A crise política na Bolívia ¿ que resultou em um aumento nos impostos para as empresas petrolíferas de 18% para 50% ¿ foi uma das causas para adiar o projeto. Grande produtora de gás na Bolívia, a Petrobras não vai mais elevar as atuais importações do produto em mais quatro milhões de metros cúbicos por dia para os próximos anos, como previa inicialmente.

Além disso, a produção de gás no campo gigante de Mexilhão, na Bacia de Santos, será da ordem de 12 milhões de metros cúbicos por dia, seis milhões a menos do que o previsto inicialmente. Ou seja, haverá uma redução na oferta de gás de dez milhões de metros cúbicos por dia nos próximos anos em relação ao previsto. Ao mesmo tempo, espera-se um aumento no consumo de gás pelas termelétricas do Sudeste. Por tudo isso, dizem os técnicos, a viabilidade econômica do projeto está sendo revista.

www.oglobo.com.br/petroleo