Título: PSDB supera PT no 2º turno, indicam pesquisas
Autor: Isabel Braga e Diana Fernandes
Fonte: O Globo, 25/10/2004, O país, p. 5

A eleição está praticamente decidida em pelo menos 22 das 44 cidades onde haverá segundo turno. A uma semana da eleição, os eleitores de nove capitais e outras 13 cidades do interior já fizeram suas opções, segundo as pesquisas de opinião divulgadas ao longo da última semana. Como no primeiro turno, a disputa está polarizada entre o PT e o PSDB, com desvantagem para os petistas, que, de acordo com as pesquisas, perderão o comando de duas importantes capitais, São Paulo e Porto Alegre. Os tucanos levam vantagem não apenas em São Paulo, onde devem ganhar a capital e outras três grandes cidades do interior do Estado, mas avançam em Florianópolis e Teresina.

O PT disputa em 24 das 44 cidades onde haverá eleição em segundo turno. O PSDB, em 20. Das 15 capitais onde haverá segundo turno há pesquisas de institutos nacionais sobre a situação em doze delas. Neste grupo, o PT lidera em três (Vitória, Fortaleza e Cuiabá) e o PSDB em quatro (São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Teresina), o que reforça a vantagem dos tucanos em capitais maiores.

Genoino: ¿Estamos jogando tudo na semana que vem¿

Os petistas e tucanos estão concorrendo em dez cidades, das quais quatro são capitais: São Paulo, Curitiba, Cuiabá e Vitória. O PT lidera em Cuiabá e Vitória e o PSDB em São Paulo e Curitiba. O presidente do PT, José Genoino, acredita que a próxima semana será decisiva e aposta na tradicional força de chegada do partido. Genoino sustenta que, nas capitais, o PT está bem em quatro das nove que concorre e que, nas demais, a diferença entre o candidato que lidera vem se reduzindo:

¿ Estamos jogando tudo na semana que vem. Vamos consolidar onde já estamos na frente e virar o jogo nas outras cidades ¿ disse.

O secretário-geral do PSDB, Bismarck Maia (CE), está confiante de que sairá vitorioso na maioria das 20 cidades onde disputa o segundo turno. A polarização na disputa com o PSDB leva a radicalização dos dois lados. O PSDB acusa o PT de abusar do uso da máquina nestas eleições e utilizar uma megaestrutura para seus candidatos ¿ acusação que Genoino devolve aos tucanos.

O deputado Bismarck critica o PT por não apoiar o tucano Custódio Mattos em Juiz de Fora, alegando que seu adversário, Alberto Bejani, já teve várias contas de quando era prefeito rejeitadas. Segundo Genoino, na cidade mineira de Juiz de Fora não há como o PT apoiar a candidatura de Custódio Mattos:

¿ Infelizmente, o PT não tem como apoiar o líder dos tucanos na Câmara. O tratamento dos tucanos aos petistas nesta campanha nos impede disso. Estamos apoiando o candidato do PTB ¿ disse Genoino.

Entre as outras 21 cidades onde há pesquisas, o PT lidera em seis cidades (Niterói, Nova Iguaçu, Santos, Maringá, Osasco e Contagem) e o PSDB em cinco ( Ribeirão Preto, Piracicaba, Sorocaba; Ponta Grossa (PR), Campina Grande (PB). O PMDB lidera em duas cidades (Duque de Caxias e São João do Meriti, no Rio) ; o PFL em duas (São José do Rio Preto e Araguaína); o PDT em duas (Campinas e Bauru, em São Paulo); o PPS (Montes Claros-MG), o PP (Uberlândia-MG), o PTB (Juiz de Fora-MG) e o PSDC (Jaboatão dos Guararapes-PE) lideram em uma cidade cada.

Em Osasco, o candidato petista Emídio Souza lidera com 49% das intenções de voto, mas o tucano Celso Giglio, atual prefeito da cidade, tem 40% das intenções de voto.

PDT disputa eleição em cinco cidades

O PDT é outro partido que apresenta bom desempenho, segundo as pesquisas: disputa a eleição em cinco cidades, sendo duas capitais, onde está liderando (Salvador e Maceió). O deputado Doutor Hélio lidera as pesquisas em Campinas (SP), também um antigo reduto petista.

¿ Nosso carro-chefe é Salvador, onde vamos derrotar o carlismo (grupo ligado ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e também vamos vencer o governador Ronaldo Lessa em Maceió. Temos reais chances de vitória em Campinas e Bauru e vamos virar nas demais cidades. É a prova de que o PDT continua forte e muito vivo ¿ afirmou o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi.

O PMDB, partido que saiu do primeiro turno com o maior número de prefeituras, está liderando em Goiânia, com Iris Rezende, e disputa com os tucanos a liderança em Teresina. Das outras grandes cidades, o PMDB só está em vantagem em São João de Meriti (RJ). O PFL, por sua vez, disputa com chances apenas em Manaus e São José do Rio Preto, entre as grandes cidades.