Título: Marta: voto da periferia é `questão de justiça¿
Autor: Aguinaldo Novo e Ana Paiva
Fonte: O Globo, 25/10/2004, O país, p. 8

Em comício na manhã de ontem em Itaquera, um dos bairros mais carentes da Zona Leste de São Paulo, a prefeita licenciada Marta Suplicy cobrou o voto dos eleitores da periferia dizendo que sua reeleição era ¿uma questão de justiça¿. Marta também voltou a sugerir que sua vitória é uma garantia de mais recursos do governo federal.

A sugestão sobre a maior ajuda do governo federal veio quase no fim do discurso de cinco minutos, em comício que reuniu cerca de 200 moradores da Cohab José Bonifácio. Marta prometeu construir duas faculdades gratuitas que seriam mantidas pela Prefeitura, uma de administração (em Itaquera) e outra de engenharia (em São Mateus). Depois, referiu-se às obras de conclusão da avenida Jacupêssego, via de acesso à região, no próximo ano, e disse que o dinheiro já ¿foi separado pelo presidente Lula¿.

¿ Vamos fazer juntos com o governo Lula ¿ disse ela.

A mesma mensagem foi repetida no fim da tarde, no Brás (na Zona Leste), em comício para cerca de cem pessoas reunidas pela Associação dos Nordestinos do Estado de São Paulo (Anesp), da qual ganhou certificado de ¿Amiga dos Nordestinos de São Paulo¿.

Serra critica previsão de gastos de gabinete

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, disse ontem que, caso seja eleito, fará uma revisão no orçamento municipal previsto para o ano que vem. Em campanha em Brasilândia, na Zona Norte, o tucano criticou a proposta orçamentária de 2005 enviada à Câmara Municipal pela atual administração.

¿ Você não imagina que vamos trabalhar com um orçamento que deu R$ 21 milhões só para os gastos do gabinete da prefeita? Não vamos manter este orçamento, vamos ter que fazer uma reestruturação. Vamos readequar segundo as prioridades, mas vai ter que ter uma revisão geral ¿ completou.

Acompanhado dos deputa dos federais tucanos Walter Feldman e Alberto Goldman, além de outros líderes do partido, Serra prometeu manter e ampliar o Vai e Volta, programa de transporte escolar gratuito criado pela prefeitura, e disse que vai reformar todos os Clubes Desportivos Municipais (CDMs).

Os dois candidatos tiveram ontem discussões com eleitores por causa dos Centros Educacionais Unificados (CEUs). Na Zona Leste, Neuza Silvia, de 61 anos, reclamou com Marta que sua neta de dez anos não havia conseguido vaga no CEU de Guaianases, vizinho a Itaquera.

¿ Vote em mim para que a prefeitura construa mais CEUs. O outro candidato não tem compromisso com isso ¿ respondeu Marta, segundo o relato de dona Neuza.

Serra foi cobrado ao criticar o preço das obras dos Centros Educacionais Unificados a jornalistas. Ele acabara de dizer que o preço de um CEU poderia pagar a reforma de duzentos Clubes Desportivos Municipais (CDMs), quando Vânia Nunes, moradora de uma favela na Brasilândia e eleitora de Marta, gritou:

¿ Por que você critica tanto o CEU, seu Serra? Por que o CEU é para pobre lá no morro? ¿ indagou.

O candidato tucano respondeu:

¿ Não estou criticando o CEU, estou criticando a falta de CDMs ¿ disse Serra.