Título: PARA BRINDEIRO, PRESIDENTE FALA 'BOBAGENS E INFÂMIAS'
Autor: Francisco Leali
Fonte: O Globo, 02/07/2005, O País, p. 14

Ex-procurador disse ter sido alvo do discurso de Lula

BRASÍLIA. O ex-procurador-geral da República Geraldo Brindeiro reagiu com pesadas críticas à declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, anteontem, na posse do novo procurador-geral, Antonio Fernando Souza, prometeu que não vai procurar o Ministério Público para pedir para arquivar um processo. Sentindo-se alvo do discurso de Lula, Brindeiro disse que o presidente abriu a boca para falar "bobagens e infâmias".

- Se era para vir ao Ministério Público para falar uma bobagem como aquela não deveria ter vindo. Ele também não poderia pensar que ia mandar no Ministério Público, porque, como dizem, ele não manda nem lá no Planalto, onde está acontecendo tudo isso que está aí nos jornais - disse Brindeiro.

Indagado se o discurso, sem citar nomes, era mesmo uma referência ao tempo em que chefiou a Procuradoria Geral da República, Brindeiro afirmou não ter dúvidas que Lula estava se referindo a ele e também ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

- O presidente Fernando Henrique é um homem sério e honesto. Nunca me pediu para arquivar nada. Tudo o que fiz, foi feito sob minha responsabilidade e com base em fundamento jurídico. Faria tudo de novo - disse.

Ex-procurador também criticou José Dirceu

Sem conseguir conter a irritação, o ex-procurador disse que só não contestou o discurso de Lula durante a solenidade porque o comentário foi feito no fim da cerimônia e não havia espaço para uma intervenção. Para mostrar que não aceita a pecha de procurador governista, Brindeiro lembrou que nunca se comportou como seu sucessor Cláudio Fonteles.

- Nunca me prestei ao papel de sair defendendo o governo e ir para jornal dizer que informações divulgadas pela imprensa sobre denúncias graves como as que estão sendo feitas são manchetismo - disse Brindeiro.

Recentemente, Cláudio Fonteles disse em entrevista que muitas das acusações que estavam sendo feitas pela imprensa eram manchetismo.

Geraldo Brindeiro também aproveitou para criticar o ex-chefe da Casa Civil José Dirceu. Ele lembrou declaração nas quais o ex-ministro Dirceu teria comparado setores do Ministério Público com a Gestapo, a polícia do regime nazista.

- O presidente Fernando Henrique sempre respeitou o Ministério Público e nunca o chamou de nazista. Por um acaso Ministério Público bom é só o que investiga os adversários?