Título: BLAIR CONVOCA DEBATE SOBRE FUTURO DA UE
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2005, O Mundo, p. 35

Ao assumir presidência do bloco, premier britânico propõe um 'modelo social sustentável'

LONDRES. A Grã-Bretanha assumiu ontem a presidência rotativa da União Européia (UE), com o primeiro-ministro Tony Blair já convocando uma reunião no fim do ano para discutir os rumos do bloco, que enfrenta uma grave crise financeira e política. Blair disse que a reunião debaterá um "modelo social sustentável", cobrindo questões como flexibilidade no mercado de trabalho e bem-estar social - um debate que poderá colocar o Reino Unido novamente em rota de colisão com França e Alemanha.

A rejeição à Constituição européia nos referendos em França e Holanda deixaram o bloco sem um rumo definido, enquanto a falta de consenso sobre o orçamento para 2007-2013 ameaça paralisá-lo. Blair quer usar seus seis meses na presidência para remodelar o debate, aproveitando-se do que analistas vêem com redução na influência de Paris e Berlim.

- Concordamos que seria sensato ter um encontro informal no outono (primavera no Brasil) no qual líderes possam discutir como a Europa poderá progredir no futuro - disse Blair sobre o encontro, que se realizaria no Reino Unido.

Não está claro se esse encontro substituiria o marcado para outubro, em Bruxelas.

Tony Blair disse que não poderia garantir um acordo sobre orçamento em dezembro.

- Faremos o possível para avançar, para alcançar um acordo. Se é possível, realmente não sei - disse Blair, ao lado do presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso. - Não há porque fingir que não existem problemas.

Durão Barroso pede que todos façam concessões

As negociações sobre o orçamento entraram em colapso na reunião do mês passado, depois de Londres se recusar a abrir mão de um desconto nas contribuições à UE sem ter a garantia de que Paris apoiaria a revisão dos subsídios agrícolas - dos quais a França é o principal beneficiário. Londres pretende organizar encontros bilaterais para discutir o orçamento.

Durão Barroso disse que Blair assume o comando da UE num momento difícil para o bloco, o que lhe confere responsabilidade especial. Antes, advertira os líderes europeus que jogar no time nacional nas negociações poderia destruir a Europa, e fizera um apelo para que todos os lados admitam concessões.

www.oglobo.com.br/mundo