Título: JUÍZA DEIXA SUPREMA CORTE DOS EUA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 36

Fiel da balança entre liberais e conservadores, O'Connor foi pioneira no mais alto tribunal

WASHINGTON. Primeira mulher nomeada para a Suprema Corte dos Estados Unidos, a juíza Sandra Day O'Connor anunciou ontem sua aposentadoria, dando início ao que promete ser uma tumultuada luta ideológica entre democratas e republicanos pela confirmação de sua sucessão.

Nomeada pelo republicano Ronald Reagan em 1981, ela é vista como uma conservadora moderada e foi o fiel da balança em várias decisões do tribunal, dividido em quatro juízes de perfil liberal e cinco de perfil conservador. "Partirei com um enorme respeito pela integridade da corte e seu papel em nossa estrutura constitucional", disse a magistrada na carta em que comunicou à Casa Branca sua decisão.

A aposentadoria da juíza de 75 anos marca o fim do maior período sem renovação na Suprema Corte americana em quase 200 anos: o tribunal ficou 11 anos com a mesma composição. Isso dará ao presidente George W. Bush a oportunidade de fazer a sua primeira nomeação: dos nove membros atuais, sete foram nomeados por presidentes republicanos e dois, pelo democrata Bill Clinton.

Juíza foi voto decisivo em temas cruciais

O'Connor foi o voto decisivo em várias sentenças sobre aborto, ação afirmativa e outros temas cruciais, como na disputa entre George W. Bush e Al Gore em 2000, quando a Suprema Corte foi fundamental na eleição do republicano ao determinar o fim do interminável processo de recontagem de votos na Flórida.

Bush disse que vai nomear um sucessor para O'Connor em tempo hábil para que o novo magistrado esteja no posto quando a corte retomar suas funções em outubro.

- Serei rápido e cuidadoso neste processo - disse Bush na Casa Branca.

Ele afirmou que consultará o Senado sobre a escolha e disse esperar um "processo de confirmação digno", numa provável alusão às táticas democratas de bloquear ou atrasar as nomeações de juízes para os tribunais federais de recursos.

Por sua vez, o senador democrata Ted Kennedy alertou Bush para que não se deixe levar por tentações unilaterais ao fazer sua escolha.

- Se o presidente abusar de seu poder e nomear alguém que ameace dar marcha-ré nos direitos e liberdades, então o povo americano insistirá em que nos oponhamos e estamos dispostos a fazê-lo.

Um nome que tem sido mencionado como possível escolha é o do procurador-geral dos EUA, Alberto Gonzales, que seria o primeiro hispânico a ocupar uma vaga na corte. Especula-se também que Bush poderá ser pressionado a indicar outra mulher, já que com a saída de O'Connor, restará apenas a juíza Ruth Bader Ginsburg como representante feminina na mais alta instância da Justiça do país.

Suprema Corte tem papel fundamental na vida dos EUA

No sistema de divisão tripartite de poderes dos EUA, a Suprema Corte tem um papel central em delinear a vida social, política e cultural do país. Com isso, a nomeação de juízes para o tribunal ganha uma dimensão não vista em outros países.

- A juíza O'Connor foi a figura mais importante no tribunal nos últimos anos. A substituição dela terá uma impacto monumental nas vidas e liberdades dos americanos por décadas - disse Ralph Neas, presidente do grupo liberal Povo pelo Modo de Vida Americano.

Legenda da foto: A JUÍZA Sandra Day O'Connor