Título: NAVE IMPACTO PROFUNDO EM ROTA DE COLISÃO COM COMETA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/07/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 36

Bola de cobre do tamanho de uma poltrona será jogada contra o Tempel 1 a 35 mil quilômetros por hora

WASHINGTON. Se tudo correr como o planejado, os Estados Unidos vão comemorar o aniversário de sua independência, na segunda-feira, 4 de julho, com fogos de verdade. Mas no espaço. A Nasa fez ontem o último acerto de rota para que o módulo de colisão (uma bola de cobre gigante) da nave Impacto Profundo atinja o cometa Tempel 1. Segundo a Nasa, na madrugada de segunda-feira (às 2h07m, horário de Brasília) o projétil de 372 quilos da nave-robô trombará com o astro. O inédito choque cósmico pode revela mistérios sobre a origem do Sistema Solar.

- Estamos ansiosos. Não sabemos o que vai acontecer, se o projétil vai quicar, abrir uma cratera do tamanho de um campo de futebol ou atravessar o cometa - disse o diretor do projeto, Richard Grammier.

Explosão equivale à de 4,5 toneladas de dinamite

Às 4h07m de domingo o módulo deve se desprender da nave e ir em direção ao cometa, a uma velocidade de 35 mil quilômetros por hora. A cratera que os cientistas esperam abrir será grande o suficiente para tragar, por exemplo, o Coliseu de Roma. Mas a explosão, equivalente à de uma bomba de 4,5 toneladas de dinamite, segundo a Nasa, não será suficiente para alterar a rota do cometa, que tem três quilômetros de raio.

O projétil também carregará uma câmera para fazer fotos à medida que se aproximar do Tempel 1. A bola de cobre é do tamanho de uma poltrona. Os cientistas acreditam que a missão fornecerá dados importantes sobre o interior dos cometas, onde material oriundo da formação do Sistema Solar se mantém relativamente estável.

A Impacto Profundo detectará o tipo de material a partir da emissão de gases que deverá ocorrer após o impacto. A missão da nave é parecida com a que foi mostrada no filme "Impacto profundo", de 1998.

Saiba mais sobre a missão

Quando começou a missão? nave A Impacto Profundo foi lançada em 12 de janeiro, na Flórida, para percorrer 431 milhões de quilômetros em quase seis meses de viagem. O programa custou US$333 milhões.

Existe algum risco de o cometa se chocar com a Terra depois do impacto? A Nasa garante que a explosão não afetará a rota do cometa e que não há riscos de ele cair na Terra. Segundo os pesquisadores, é como se o Tempel 1 levasse uma pedrada. O módulo de impacto não carrega explosivos.

A explosão poderá ser vista? A força da explosão, equivalente a uma bomba de 4,5 toneladas, deve fazer com que o cometa aumente seu brilho de 15 a 20 vezes. Isso fará com que o choque seja observado, mas no Hemisfério Norte e com a ajuda de equipamentos. No Brasil, será muito difícil ver, mesmo com a ajuda de pequenos telescópios. O ideal é acompanhar a colisão pelo site da Nasa, que transmitirá imagens ao vivo: http://deepimpact.umd.edu/amateur/.

Quais as características do cometa? O Tempel 1 tem uma superfície irregular e está a cerca de 136 milhões de quilômetros da Terra, o que em termos astronômicos significa que é nosso vizinho. O cometa tem 6,5 quilômetros de diâmetro e pesa cerca um trilhão de quilos.

Como é a nave? Desenvolvida pela Nasa, a Impacto Profundo é uma nave-robô equipada com o mais moderno sistema de navegação já criado pela agência espacial. Pesa 601 quilos e tem 3,3 metros de comprimento.

De que é feito o projétil? O projétil é uma bola de cobre com um metro de diâmetro e 372 quilos. Vai se desprender da nave às 4h07m de domingo, 22 horas antes do impacto. O cobre foi escolhido pelos pesquisadores por ser um material que não deve estar na composição do cometa, o que facilitará as análises.