Título: Novos ministros já estão sob fogo do PMDB
Autor: Cristiane Jungblut e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 07/07/2005, O País, p. 10

Nota escrita após reunião na casa de Michel Temer pede desligamento imediato de Hélio Costa e Saraiva Felipe

BRASÍLIA. Depois de dias de intensas e desgastantes negociações, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem parte da reforma ministerial, com a escolha de três novos ministros do PMDB, partido que chega ao governo como sempre esteve: rachado. Menos de duas horas depois do anúncio, a direção do PMDB e os sete governadores do partido desautorizaram a negociação, afirmando que eles não representam o partido.

Os governadores reuniram-se na casa do presidente do PMDB, Michel Temer (SP), e divulgaram uma nota propondo o desligamento imediato do partido do senador Hélio Costa (MG), escolhido para o Ministério das Comunicações, e do deputado Saraiva Felipe (MG), para o Ministério da Saúde. Também foi anunciada a escolha do presidente da Eletrobrás, Silas Rondeau, para o MInistério de Minas e Energia.

Os governadores também censuraram os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP), por terem passado por cima da executiva do partido e negociado, sem autorização, a participação no governo.

Por meio do porta-voz da Presidência, jornalista André Singer, o presidente Lula confirmou os novos nomes após um encontro com os três ministeriáveis e mais os senadores Renan e Sarney, na noite de anteontem no Planalto.

¿ Tendo sido aceitos os convites, as posses dos novos ministros ocorrerão na sexta-feira. O presidente anunciará também na sexta-feira novas alterações no Ministério ¿ disse Singer, que transmitiu os agradecimentos de Lula aos demitidos, pelos ¿inestimáveis serviços prestados¿ ao país.

Pouco depois o comando do PMDB anunciava:

¿ Os governadores definiram que a decisão da convenção precisa ser respeitada e serão desligados todos os que aceitarem cargos no governo. Acompanho esta posição porque houve uma radicalização do Planalto no tratamento não institucional que dá ao PMDB ¿ disse Temer, após divulgar a nota.

Garotinho: `Estou decepcionado¿

O ex-líder do PMDB, José Borba (PR), e o novo ministro da Saúde, Saraiva Felipe, foram duramente criticados pelos governadores durante o almoço com Temer. Os governadores também reclamaram que o governo Lula não cumpriu os compromissos administrativos e financeiros que assumiu com os estados.

¿ Estou decepcionado. Mas o Saraiva é mineiro, lembra muito o Silvério dos Reis ¿ disse Garotinho, referindo-se a Joaquim Silvério dos Reis, que traiu a Inconfidência Mineira.

Requião, que foi aliado de Lula nas eleições de 2002, afirmou que os ministérios são o mensalão do PMDB:

¿ Qual a diferença entre o mensalão e um ministério? O ministério é o mensalato. Agora a compra é por atacado, é porteira fechada. Antigamente contratavam o peão, agora é a fazenda. O Renan e o Sarney enganaram o Lula, o PMDB não dará um voto a mais para o governo.

Os governistas não reclamaram da nota e comentaram que a posição dos governadores reforçará as negociações com o presidente Lula para que o partido tenha um quarto ministério. O líder do partido no Senado, Ney Suassuna (PB), criticou os governadores.

¿ Nunca se adotou posição tão dura no partido. Nem quando o partido não apoiou a candidatura do Dr. Ulysses para presidente, nem quando o partido não apoiou a candidatura de José Serra.