Título: CIRO: OPOSIÇÃO QUER DEIXAR LULA TETRAPLÉGICO
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 07/07/2005, O País, p. 15

Segundo ministro, objetivo é enfraquecer disputa em 2006

BRASÍLIA. Ao analisar a crise política, durante ato de sua filiação ao PSB, ontem, o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, afirmou que a oposição quer deixar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tetraplégico. Segundo o ministro, o objetivo dos ataques é enfraquecer o presidente eleitoralmente para a disputa de 2006. Mas diferentemente de setores petistas, Ciro descartou que a oposição esteja tramando um golpe contra o governo. Desde 1997, Ciro estava filiado ao PPS, que saiu da base de apoio ao governo Lula.

¿ Não há golpe. Tudo está se processando dentro da normalidade institucional. A governança do país está andando. O risco país, desde que estourou a crise, ou estabilizou ou caiu. O câmbio e a bolsa de valores estão estáveis. Agora, o que estou vendo, é uma oposição radicalizada querendo claramente deixar o presidente Lula tetraplégico politicamente, para dissuadi-lo de ser candidato à reeleição ou derrotá-lo eleitoralmente ¿ disse Ciro, ressalvando que o termo ¿tetraplégico¿ é politicamente incorreto.

No discurso de filiação, Ciro Gomes fez um apelo pela unidade de aliados progressistas em torno do presidente Lula. Segundo o ministro, Lula não pode ser deixado isolado. Ele atacou o que chamou de ¿esquerdista de goela¿, numa referência a setores radicais que aproveitam a crise política para criticar o governo Lula.