Título: Capital da Flórida à espera de votação recorde
Autor: Toni Marques
Fonte: O Globo, 25/10/2004, O mundo, p. 23

Reduto democrata num estado governado pelo irmão do presidente George W. Bush, a capital da Flórida está num ritmo frenético de comparecimento às urnas. Na principal seção eleitoral aberta ontem, o tribunal do condado de Leon ¿ onde se desenrolou grande parte do drama da recontagem dos votos na eleição de 2000 ¿ a fila de eleitores permaneceu grande durante todo o dia. Segundo a autoridade eleitoral responsável pela região do condado de Leon, que abrange a capital, Tallahassee, o comparecimento será recorde, tanto na eleição antecipada quanto no dia 2 de novembro.

¿ Desenvolvemos o sistema de votação antecipada em 1994, temos experiência para compreender os problemas que possam surgir. Portanto, a situação é tranqüila. O único problema é o comparecimento recorde. Nos cinco primeiros dias de votação antecipada, recebemos seis mil eleitores. Nossa estimativa é de que teremos 30 mil eleitores a mais do que nas eleições de 2000 ¿ disse ao GLOBO Ion Sancho, o supervisor eleitoral do condado de Leon. ¿ Acreditamos que o total ficará em torno de 140 mil.

Sancho foi eleito supervisor das eleições ¿ o cargo é eletivo nos condados da Flórida ¿ sob a bandeira dos democratas. Depois, desligou-se do partido, tornando-se independente. Os eleitores reconhecem nele autonomia e eficiência.

¿ Eu o ajudei a ser eleito em 1988, trabalhei em sua campanha ¿ disse Jon Ausman, de 51 anos, que trabalha com transportes e é ativista democrata. ¿ Trocamos um sistema muito ruim, que era o das máquinas de alavanca, pelo de leitura ótica. Assim, temos como recontar os votos, se for o caso.

Certamente a vitória será do democrata John Kerry. Tallahassee é uma cidade de funcionários públicos, universitários de instituições públicas e negros progressistas. Não havia campanha republicana nas imediações do tribunal. Todos eram democratas. E muitos eleitores usavam buttons, adesivos e camisetas alusivas a John Kerry e ao candidato democrata a vice-presidente, John Edwards. Na eleição de 2000, a vitória de Al Gore nesta região foi acachapante: Bush teve pouco mais de 39 mil votos; Gore, 61.444.

¿ Acontece que os funcionários públicos estão revoltados ¿ disse o sindicalista Paul Brewer, da Federação Americana de Funcionários Estaduais, de Condados e Municipais. ¿ Os republicanos querem cortar nossos empregos, e sequer aceitam discutir salários. Eles querem terceirizar nosso trabalho, pondo-o nas mãos de empresas amigas do poder.

Moradores de Tallahassee, incluindo jornalistas do ¿Tallahassee Democrat¿, principal jornal local, dizem que jamais viram tanta mobilização, mesmo se tratando de uma cidade que vive para a política. A votação é tema de conversas públicas e privadas, entre desconhecidos e parentes. É o que contou um eleitor democrata, o advogado L. William Porter II, de 54 anos:

¿ Há políticos estaduais na minha família, mas não me lembro de ter conversado tanto sobre o tema com meus parentes como agora. As pessoas estão preocupadas.

Eleitores democratas temem fraudes

Um dos mais preocupados ontem era o também advogado Matthew Richardson, de 31 anos. Ele se licenciou da banca em que trabalha, na Carolina do Sul, para orientar eleitores em Tallahassee.

¿ Esta é a primeira vez que a votação antecipada está sendo realizada em eleições gerais ¿ disse ele. ¿ Minha preocupação é ter a certeza de que todos os eleitores estejam votando e seus votos sejam contados.

Para Reed Mahoney, um comerciante de 46 anos que também é colunista de assuntos comunitários do ¿ Tallahassee Democrat¿ e vota em Kerry, o comparecimento recorde às seções eleitorais não será garantia de vitória democrata na Flórida. Ele acha que os mecanismos de fraude estão em andamento no Sul do Estado.

¿ Se deixarmos, eles (os republicanos) vão levar esta eleição. Eles são capazes de tudo.

Também havia os que mudaram de idéia por causa do voto útil. A estudante Hilary Pandelton, de 31 anos, que está obtendo título de PhD em artes pela Universidade do Estado da Flórida, disse que sua escolha inicial era o candidato do Partido Libertário, Michael Badnarik.

¿ Fiquei com medo de que assim ajudaria Bush a ser eleito e resolvi votar em Kerry ¿ disse ela, ao sair da seção.