Título: O `BRASILEIRO COMUM¿
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 07/07/2005, O País, p. 4

Valério cita os filhos mas deputado chama de enrolação

BRASÍLIA. Visto como o mais novo vilão público do país, o empresário Marcos Valério em vários momentos fraquejou diante do bombardeio da CPI. Apresentou-se como um brasileiro comum, com uma filha de 13 anos, um de quatro, e contou que perdera um filho aos seis anos vitimado por câncer. Lembrou sua aproximação com o ex-deputado Pimenta da Veiga, justamente porque este também perdera um filho nas mesmas condições.

¿ Nenhuma dor é maior que a de um filho perdido. Mas penso que além da dor pessoal e familiar, tem uma dor muito grande e sufocante, que é a da população diante da delinqüência de luxo. Quando roubam o dinheiro público é uma menininha pobre que irá mendigar um prato de comida. Quando um pobre entra em desespero para alimentar seu filho, seu destino é o Carandiru, uma cela imunda e maus tratos ¿ disse Heloísa Helena (P-SOL-AL).

Foi também agressiva a participação de Onyx Lorenzoni (PFL-RS):

¿ Não estou aqui para ouvir enrolação de um homem que é uma lavanderia ambulante! Não vai nos enrolar! ¿ gritou o deputado.

Valério voltou a se emocionar quando o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR) fez um apelo para tentar fazê-lo confirmar as denúncias de pagamento de R$4 milhões ao PTB.

¿ Além de negar, quero deixar um recado para minha família: filha, o legado que eu deixo para você, filha, não mexa com o governo. Minha filha, não assuma a empresa do seu pai, não faça negócios com o governo ¿ disse Valério, com a voz embargada, pedindo licença para sair e recompor por cinco minutos.