Título: LULA TERÁ APOIO DE CHIRAC
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 07/07/2005, O País, p. 9

GLENEAGLES, Escócia. Em 2003, quando participou como convidado do encontro do G8 na França, o presidente Lula foi uma das atrações por conta de sua histórica eleição. Hoje, quando chegar a Gleneagles para a edição de 2005, terá sobre si a sombra da crise detonada pelas denúncias de corrupção. Porém, dois importantes líderes mundiais, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barrosos, e o líder francês, Jacques Chirac, reservaram palavras de apoio para o colega brasileiro.

Ainda que não tivesse citado o nome de Lula, Barroso disse que o Brasil tem instituições fortes o suficiente para lidar com um problema que considera normal num regime democrático. O português ressaltou ainda a importância da estabilidade brasileira para o mundo e disse ter certeza de que o país saberá conter a crise.

¿ Conheço o Brasil, um grande país que vai ultrapassar essa situação ¿ afirmou Barroso, em entrevista coletiva.

Chirac reforçou sua admiração por Lula através de um depoimento de seu porta-voz, Jérome Bonnafont. Confirmando que o governo francês acompanha a crise, Bonnafont fez questão de destacar a opinião do presidente sobre a importância internacional de Lula.

¿ O presidente Lula é um amigo da França e líder de um país com grande importância no cenário internacional. É uma figura fundamental para os esforços coordenados de combate à fome e à pobreza no mundo.

Lula desembarca às 7h45m no aeroporto de Glasgow, seguindo de helicóptero para Gleneagles. Além de participar de um reunião com representantes de África do Sul, Índia, China e México, ele terá uma reunião como o primeiro-ministro britânico, Tony Blair. No final da tarde, retornará ao Brasil.

Na pauta do presidente estão assuntos como a inclusão do Haiti no pacote de ajuda humanitária do G8 e o lobby para a extinção dos subsídios à agricultura por parte dos EUA e da União Européia.