Título: FÉLIX REBATE DEPOIMENTO FEITO POR AGENTE DA ABIN
Autor: Bernardo de la Peña
Fonte: O Globo, 07/07/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general Jorge Félix, divulgou ontem uma nota contestando as informações prestadas na véspera à CPI dos Correios pelo agente da Abin Edgard Lange. A nota de Félix informa que determinou à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) que se afastasse das investigações sobre corrupção nos Correios no dia 17 de junho. Segundo o texto do ministro, a ordem para que a Abin deixasse o caso teria sido dada pelo ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.

Lange disse que a investigação foi suspensa quando ele se aproximava de descobrir irregularidades de diretores dos Correios ligados ao PT. O general disse que a decisão de afastar a Abin do caso não pode ser interpretada sob a ótica de interesses políticos. A nota atesta que o GSI, que tem a Abin como órgão subordinado, ¿mantém-se afastado dos problemas da política partidária, direcionando-se apenas para questões ligadas à proteção da sociedade e do estado¿.

Jorge Félix disse que são equivocadas as afirmações feitas na CPI dos Correios de que a Abin teria se afastado das apurações no dia 16 de maio.