Título: Resultado inicial dá vitória a Karzai no Afeganistão
Autor:
Fonte: O Globo, 25/10/2004, O mundo, p. 24

Números preliminares divulgados ontem indicam que Hamid Karzai, presidente interino do Afeganistão e candidato apoiado pelos Estados Unidos, venceu em primeiro turno a eleição presidencial, realizada no dia 9 deste mês ¿ a primeira da História do país. Com 94,4% dos votos contados, Karzai tinha ontem 55,3% do total, 39 pontos percentuais à frente de Yunus Qanuni, seu principal rival.

Até mesmo Qanuni admitiu, por meio de seu porta-voz, que Karzai é o vencedor.

¿ Para respeitar a vontade da nação e com base nos números conhecidos até agora, consideramos que o governante interino é o vencedor das eleições e obteve a maioria dos votos ¿ disse o porta-voz de Qanuni, Sayed Hamid Nuri.

Os outros quatorze candidatos tinham entre 0,1% e 1,2% dos votos, concentrando 6% das preferências.

Comissão investiga irregularidades

Segundo o porta-voz da Missão da ONU no Afeganistão, o brasileiro Manoel de Almeida e Silva, o resultado oficial será divulgado dentro de dias e, para que seja declarado um vencedor, também será esperada a decisão da Comissão Eleitoral e do comitê de especialistas da ONU e da União Européia sobre as denúncias de irregularidades na votação.

Com sua vitória, Karzai confirma na urnas o cargo que ocupa desde 21 de dezembro de 2001, quando foi nomeado na Conferência de Bonn para liderar a reconstrução do Afeganistão, depois da queda do regime extremista islâmico Talibã. Karzai só assumirá o cargo 30 dias após a declaração dos resultados.