Título: Varig é a mais pontual e Gol, a mais regular
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 07/07/2005, Economia, p. 28

DAC divulga dados do setor em junho

O Departamento de Aviação Civil (DAC) divulgou ontem os Índices de Regularidade e Pontualidade das companhias aéreas no mês de junho. No item regularidade, que mede a proporção das etapas de vôo previstas e efetivamente realizadas, a Gol foi a empresa mais regular no mercado doméstico, com índice de 94%. Em maio, a companhia registrou taxa de 91%. Em seguida, vem a TAM, com 93%, contra 91% de maio. A Varig teve queda na regularidade de vôos: 87% em junho, contra os 89% obtidos em maio.

Nos vôos internacionais, a Gol teve 100% de regularidade. A TAM também cresceu no mercado internacional, passando de 98% em maio para 99% em junho. Nesse item, a Varig mais uma vez registrou queda, de 84% em maio para 82% em junho. A Varig é a companhia com o maior número de vôos para o exterior entre as empresas de transporte aéreo regular.

No quesito Pontualidade, que indica as etapas de vôo realizadas dentro dos horários previstos, a Varig teve o melhor índice no mercado doméstico, com 96% de pontualidade nos vôos, ao lado da TAM, que obteve o mesmo percentual em junho, mas registrou queda de dois pontos em relação a maio. Já a Gol foi a menos pontual, com 94%. Nas linhas internacionais, Gol foi a única a ter aumento expressivo no índice de pontualidade, passando de 87% para 97%. TAM teve queda de 98% em maio para 97% em junho e Varig, aumento de 95% em maio para 96% em junho.

De acordo com o analista Marcelo Ribeiro, da Corretora Pentágono, apesar de a Varig ter registrado queda de regularidade no mercado internacional, o percentual acima de 80% é considerado bom. A subida da Gol nos vôos internacionais, segundo ele, se deve ao fato de a companhia ainda ter poucos vôos para o exterior, o que torna mais fácil a operação. (Erica Ribeiro)