Título: VARIG TROCA DE PRESIDENTE PELA 8ª VEZ DESDE 1996
Autor: Erica Ribeiro
Fonte: O Globo, 07/07/2005, Economia, p. 28

Henrique Neves deixa o cargo e Omar Carneiro da Cunha assume, um dia depois de a empresa negar a mudança

A Varig nomeou ontem seu oitavo presidente desde 1996, um dia depois de negar a saída de Henrique Neves do cargo. Em seu lugar, assume Omar Carneiro da Cunha, que era vice-presidente do Conselho de Administração da Varig e, a partir de hoje, acumula o cargo de presidente com o de membro do conselho da empresa.

Eleazar de Carvalho assume a vice-presidência do conselho, cargo anterior de Cunha. Neves, que assumira a presidência da companhia em maio, terá, a partir de hoje, a função de gestor do Plano de Reestruturação da Varig, dentro do processo de recuperação judicial, o qual a empresa iniciou no mês passado, com base nas regras da nova Lei de Falências. De acordo com a companhia, ele será consultor da Varig e permanece nos quadros da empresa.

O presidente do Conselho de Administração da Varig, David Zylbersztajn, disse ontem que a mudança foi na verdade um ajuste, já que, em sua avaliação, Neves é um especialista em recuperação de empresas e será importante nos planos de reestruturação.

¿ Neves vai participar do time que vai cuidar da reestruturação da Varig. É uma especialidade dele. A mudança foi um freio de arrumação na empresa ¿ disse Zylbersztajn.

Fontes do setor afirmam que as mudanças continuam desagradando o Conselho de Curadores da Fundação Ruben Berta (FRB), controladora da Varig, que preferia um executivo da carreira na presidência. Segundo outra fonte, a decisão do Conselho afasta cada vez mais a possibilidade de a FRB dar aos conselheiros da Varig poder para tomar todas as decisões relativas à companhia.

O Conselho de Administração defende a transferência de controle da FRB para o grupo de executivos da Varig, como forma de garantir a credibilidade da negociação com possíveis investidores e credores e impedir que, no futuro, a FRB possa vetar o que ficar decidido pelos executivos.

Consultoria internacional vai participar da recuperação

Apesar de o mercado afirmar que há divergências entre os controladores e o Conselho de Administração da companhia, Osvaldo Curi, um dos membros do Conselho de Curadores da FRB, desmentiu que estejam ocorrendo conflitos internos.

¿ Não existe nenhum racha, o nível de relacionamento é o melhor possível ¿ garantiu.

Ele descartou também que o rodízio de presidentes na Varig cause problemas com potenciais investidores que estão sendo procurados para ajudar na reestruturação da empresa.

¿ A organização é muito maior do que qualquer pessoa. Tenho certeza de que os investidores vão analisar friamente o aspecto específico sobre o valor econômico da Varig ¿ declarou, em um seminário sobre o setor aéreo, no Rio.

Na próxima sexta-feira, o Conselho escolhe a empresa de consultoria internacional que vai assessorar a Varig na elaboração do projeto de reestruturação que será apresentado, dentro do processo de recuperação judicial, informou o brigadeiro Sérgio Ferolla, membro do Conselho de Administração da companhia.

¿ Há várias empresas de consultoria que já trabalharam com companhias de vulto como a Varig ¿ afirmou.

(*) Com agências internacionais

www.oglobo.com.br/boaviagemonline