Título: LONDRES VENCE NOS BASTIDORES
Autor:
Fonte: O Globo, 07/07/2005, Esportes, p. 36

Lobby de Tony Blair garante vitória sobre Paris para sediar os Jogos de 2012

CINGAPURA

Londres foi eleita ontem, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a sede dos Jogos Olímpicos de 2012. A briga com Paris, que chegou a Cingapura como favorita na disputa mais equilibrada da história dos Jogos, foi apertada. Moscou foi a primeira cidade a ser eliminada, seguida por Nova York e Madri. Na decisão, Londres venceu por apenas quatro votos de diferença, 54 a 50, na quarta votação, tornando-se a primeira cidade, na Era Moderna, a sediar as Olimpíadas pela terceira vez (as outras foram em 1908 e 1948).

¿ Sempre soube que seria por pouco. Estou absolutamente extasiado ¿ afirmou Sebastian Coe, ex-campeão olímpico de atletismo e chefe da candidatura londrina.

Escolha faz Bolsa de Londres subir

A decisão calou os franceses e foi recebida com festa pelos mais de dez mil ingleses que lotaram a Trafalguar Square, tradicional praça no centro histórico londrino. A vitória teve efeito até na Bolsa de Londres, que subiu 0,81%, impulsionada pelas altas das ações de empresas do setor de turismo, transporte, construção e publicidade. Em Gleneagles, na Escócia, onde participa da reunião do G-8, que reúne os estadistas dos sete países mais ricos do mundo mais a Rússia, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, vibrou:

¿ Paris tinha uma candidatura muito forte. Mas, ao ir para Cingapura (onde esteve no início da semana), minha confiança na vitória cresceu, pois percebi, nos membros do COI, todo o reconhecimento pela capacidade de Londres de receber os Jogos. Esse é um dia histórico.

O engajamento de Tony Blair na campanha de Londres foi decisivo na reta final e duramente criticado pelo prefeito de Paris, Bertrand Delanoe, que não conseguiu esconder sua decepção com o terceiro fracasso da cidade na tentativa de sediar os Jogos desde 1992.

¿ Talvez o que nos tenha feito perder foi ter jogado limpo. Teríamos que ter usado armas de guerra em uma competição esportiva? ¿ perguntava-se Delanoe.

Antes de ir para a Escócia, Blair passou dois dias em Cingapura, reunindo-se com os membros do COI, e chegou a pedir votos pessoalmente, inclusive para Nuzman, que recebeu elogios pela organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007.

Sua atuação nos bastidores, avaliaram os especialistas, compensou as deficiências da candidatura inglesa, como o obsoletismo do transporte público. Também tornou decisivos os argumentos de que os Jogos serão importantes para a revitalização do East End, centro da classe trabalhadora bombardeado na Segunda Guerra Mundial, e de que Londres é a cidade mais cosmopolita da Europa, com uma grande diversidade cultural. Por outro lado, o projeto francês, recebido sem nenhuma observação negativa pelos delegados do COI, não teria contado com o mesmo empenho do presidente Jacques Chirac.

Vencida a primeira batalha, os ingleses agora prometem correr contra o tempo para entregar todas as instalações 18 meses antes do início dos Jogos. O governo britânico deve investir US$7 bilhões até 2012. Cerca de 60% dos 31 locais já estão prontos, entre eles, o All-England Club, onde acontece o Torneio de Wimbledon; o estádio de Wembley; e o Quartel da Guarda Real, que será usado para as partidas de vôlei de praia.

A vitória de Londres também foi comemorada por Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Ele acredita que, como a entidade defende que os Jogos Olímpicos sejam realizados em todos os continentes, a escolha do Rio em 2016 seria facilitada:

¿ Dificilmente os membros do COI elegerão cidades européias duas vezes seguidas. A não ser que nenhuma outra candidatura, da América Latina, Ásia ou África, apresente as condições exigidas.