Título: Borba diz que negociou cargos com Valério e PT
Autor: Isabel Braga e Luiza Damé
Fonte: O Globo, 06/07/2005, O País, p. 9

Borba diz que negociou cargos com Valério e PT

Ao tentar se defender, líder do PMDB admite que se reunia com publicitário para fazer indicações e amplia crise

BRASÍLIA. Ao se defender das acusações de receber o suposto mensalão, o líder do PMDB na Câmara, José Borba (PR), ampliou ainda mais a crise do PT e do governo. Em nota, ele admitiu ter se encontrado com o publicitário Marcos Valério e justificou que eles tratavam, com o aval de dirigentes do PT, da nomeação de seus partidários para cargos no governo Lula. Borba protocolou ontem na presidência da Câmara seu pedido de afastamento da liderança do partido e indicou para o cargo o deputado Wilson Santiago (PB), um de seus vice-líderes.

"O que discuti com dirigentes do PT e o sr. Marcos Valério é o que lideranças partidárias discutem hoje e sempre em todos os governos, a nomeação de seus partidários para cargos na administração", diz a nota.

A nota causou perplexidade entre os aliados e a reação da oposição. O presidente do PT, José Genoino, negou ter participado de tais reuniões.

- Quem representava o PT nessas negociações era o Sílvio Pereira - disse Genoino.

Sílvio Pereira também se pronunciou:

- Discuti cargos e participação no governo com líderes e/ou deputados dos partidos da base aliada.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), defendeu que Borba explique suas relações com Valério à CPI e à Polícia Federal.

- Nem mesmo Roberto Jefferson disse que Valério participava das nomeações de cargos.

O líder do PSDB, Alberto Goldman (SP), pediu abertura de processo contra Borba no Conselho de Ética e o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti acatou, avisando que o conselho irá trabalhar no recesso.

- O Borba confessou um crime ao dizer que se reunia com dirigentes do PT e Valério para definir cargos públicos que lhe rendiam depois contratos e recursos - criticou o tucano.

Segundo assessores, Borba estava se sentindo acuado pelas acusações. Ontem, ele recebeu a visita de peemedebistas e amigos de outros partidos, como o líder do PP, José Janene (PR).

Borba admite ter ido à agência do Banco Rural

Os peemedebistas desqualificaram a nota. Sarney recorreu a metáforas bíblicas para ironizar as declarações de Borba:

- Cristo fez cocho andar e doente levantar, mas nunca fez um burro inteligente.

Na nota, Borba admite que pode ter ido, no dia 3 de dezembro de 2003, à agência do Banco Rural para fazer um pagamento ou efetuar operação bancária particular, sem especificar qual. Nesse dia, R$200 mil foram sacados da conta da SMP&B.

Borba acusou o presidente do partido, Michel Temer (SP), de ter nomeado o ex-presidente dos Correios, João Henrique.

- Deu a louca no Borba? Esse é um assunto de amplo conhecimento - disse Temer.

COLABORARAM: Ilimar Franco e Lydia Medeiros