Título: Jefferson: 'Há operador nos fundos de pensão'
Autor: Adauri Antunes Barbosa
Fonte: O Globo, 06/07/2005, O País, p. 13

Segundo ele, próxima crise será nesta área, na qual afirma haver desvio de recursos para caixa dois de partido

SÃO PAULO. O deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) disse ontem, em São Paulo, que está investigando a existência de um operador que faz a ligação entre os fundos de pensão e a formação de caixa dois de um partido político. Ele não quis acusar o ministro da Secretaria de Comunicação do Governo, Luiz Gushiken, e nem o PT, mas disse que o "bochicho é muito forte".

-- Isso é uma caixa preta que ainda não se mexeu. Não posso acusar, mas o bochicho é muito forte, de formação de caixa de partido, de caixa dois - disse Jefferson ontem à noite, ao sair do estúdio da TV Globo em São Paulo, onde gravou entrevista no "Programa do Jô" que foi ao ar ontem.

Perguntado para qual partido esse caixa dois é formado, o deputado não respondeu, olhando para o repórter com a boca contraída, sinalizando que não poderia ou não queria falar. Como os jornalistas que o aguardavam na saída da Globo insistiram, Roberto Jefferson falou sobre o ministro Gushiken.

- Não quero acusar o ministro Gushiken. O que eu ouço falar de fundo de pensão é que há um operador. E isso já-já vem à tona. Deixa eu pesquisar um pouquinho mais. Eu não quero fazer essa acusação sem ter um pouco de estrutura - afirmou.

Deputado fala a jornal argentino sobre os fundos

Ao jornal argentino "La Nación", o deputado confirmou que a próxima crise do governo vai estourar nos fundos de pensão das estatais. Quando perguntado sobre onde a crise ia parar, Jefferson mencionou os fundos.

- Quando os fundos de pensão forem abertos à opinião pública.

Jefferson afirmou ainda que tem informações de grosso calibre contra o PT, acusou o ex-ministro José Dirceu de ser o mentor do mensalão e disse que há uma máfia no governo Lula:

- Contei a vários ministros (sobre o mensalão), inclusive para o Palocci, mas tudo esbarrava em Dirceu. Há uma máfia que opera dentro do governo. Eu sabia que existia, mas não fui cúmplice, não aluguei o meu partido.

O deputado reafirmou que o sistema eleitoral brasileiro é a base da corrupção:

- Até se elegêssemos as carmelitas descalças, elas se corromperiam com o sistema. Como o governo é eleito com base na corrupção, ele é corrupto. Surgem então figuras como PC Farias e Delúbio Soares, que circulam nas sombras.

Jefferson afirmou que o PT não tem escrúpulos na hora de conseguir financiamentos.

- Em Santo André (onde o ex-prefeito Celso Daniel foi assassinado), os financiadores do partido eram as empresas de ônibus e de coleta de lixo. No Rio Grande do Sul, a máfia do jogo do bicho financiava o partido.

Legenda da foto: O DEPUTADO durante gravação do "Programa do Jô": 'isso é uma caixa preta que ainda não se mexeu. Não posso acusar, mas o bochicho é forte'