Título: TARIFAS PÚBLICAS SOBEM ATÉ 710% CONTRA INFLAÇÃO DE 160% EM 11 ANOS
Autor: Carlos Vasconcellos e Ronaldo D'Ercole
Fonte: O Globo, 06/07/2005, Economia, p. 23

Preços de telefonia, energia, gás, água e Correios ficaram acima do IPC

SÃO PAULO. Desde a implantação do Plano Real, que está completando 11 anos este mês, a inflação na cidade de São Paulo acumula alta de 160,96%. E os reajustes de tarifas dos serviços públicos, que foram privatizados ao longo dos anos 1990, foram o grande motor da alta de preços no período, revela estudo divulgado ontem pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

Desde julho de 1994 até o mês passado, as tarifas de luz, por exemplo, acumulam alta de 261,72%, bem acima da variação do IPC no período.

Já as tarifas de água/esgoto subiram 244,86%, enquanto o preço do gás de botijão na capital paulista ficou 497,4% mais caro no período. As tarifas dos Correios, foram reajustadas em 284,54%.

Fipe vê problema em reajuste indexado a preços no atacado

Mas a maior escalada entre as tarifas de serviços públicos foi verificada nas contas de telefonia fixa, que aumentaram 710,04%. Neste caso, além dos índices usados nos reajustes, houve repasses decorrentes do fim dos subsídios que existiam sobre as ligações locais.

- Novamente vemos o problema dos preços administrados e tarifas públicas, em que o descompasso é conseqüência dos reajustes feitos pelo IGP (que reflete preços no atacado, inclusive o dólar), que fica muito acima dos índices de preços ao consumidor no longo prazo - disse o coordenador do IPC da Fipe, Paulo Picchetti, autor do estudo. (Ronaldo D'Ercole)